Em Minas Gerais, a Diretora-Geral do Instituto Estadual de Florestas divulga a abertura de inscrições para o novo processo seletivo IEF – MG, que oferta 280 vagas temporárias e imediatas, além de formar cadastro reserva de brigadistas em 50 municípios, conforme edital nº 001/2022.
Os profissionais selecionados vão desempenhar atividades – de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais – ligadas ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
Processo seletivo IEF – MG: vagas e lotações
Para o cargo intitulado Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, estão estipulados ganhos mensais de R$ 1.212,00, acrescidos de adicional de periculosidade no valor de R$ 363,60. É pré-requisito ensino fundamental incompleto.
Os profissionais cumprirão jornadas de 40 horas semanais, com contratos vigentes durante quatro meses e prorrogáveis nos termos da legislação vigente, a critério da administração pública.
De acordo com o anexo II do edital, as lotações estão distribuídas entre as seguintes cidades mineiras:
- Bonito de Minas;
- Chapada Gaúcha;
- Jaíba;
- Matias Cardoso;
- Itacarambi;
- Manga;
- Cônego Marinho;
- Januária;
- Pedro Leopoldo;
- Conceição do Ibitipoca – Distrito de Lima Duarte;
- Ladainha;
- Novo Cruzeiro;
- Malacacheta;
- Itaipé;
- Poté;
- Prados;
- Ouro Preto;
- Moeda;
- Distrito de Milho Verde – Serro;
- São Gonçalo do Rio Preto;
- Itamarandiba;
- Conceição do Mato Dentro;
- Santana do Riacho;
- Congonhas do Norte;
- Diamantina;
- Turmalina;
- Leme do Prado;
- Baependi;
- Alagoa;
- Boa Esperança;
- Grão Mogol;
- Serranópolis de Minas;
- Porteirinha;
- Rio Pardo de Minas;
- Mato Verde;
- Monte Azul;
- Espinosa;
- Gameleira;
- Mamonas;
- Buenópolis;
- Botumirim;
- Bocaiúva;
- Montes Claros;
- Uberlândia;
- Arinos;
- Campos Altos;
- Distrito de Ipoema – Itabira;
- Conselheiro Pena;
- Marliéria;
- Guanhães.
Edital IEF – MG: inscrições em março
O Instituto abre inscrições pelo site a partir das 9h do dia 14, período que se estende até as 17h de 25 de março de 2022.
Além do preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá anexar para envio toda a documentação detalhada no edital de abertura (pessoal e, se houver, comprobatória de cursos e experiências na área).
Processo seletivo IEF – MG: etapas
A primeira etapa de seleção consiste na inscrição e análise de currículos enviados. Para fins de classificação, serão pontuados os itens detalhados no item 4 do edital de abertura, a exemplo de cursos e experiências na área, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e data de nascimento (classificação de acordo com maior idade, até 59 anos).
Os candidatos classificados na etapa anterior serão convocados para uma segunda fase: comprovação documental e teste de aptidão física.
Saiba mais
O certame simplificado é válido por um ano. Outras informações sobre o processo seletivo IEF – MG podem ser acessadas diretamente no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente pelo e-mail: brigadistas@meioambiente.mg.gov.br.