Mais editais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP MA) foram abertos. São 15 documentos que preveem formação de cadastro reserva por meio do processo seletivo SEAP MA.
O objetivo é realizar contratações para suprir demandas temporárias que surgirem ao longo do prazo de validade. A lotação é nos municípios de Governador Nunes Freire, Pedreiras, Presidente Dutra, Colinas, Godofredo Viana, Rosário, Bacabal, Codó, Grajaú, Itapecuru e Porto Franco.
Conheça os cargos
As remunerações previstas ficam entre R$ 1.717,77 e R$ 3.435,54 por mês, em jornadas de 30h ou 40h semanais dependendo do cargo. As oportunidades do processo seletivo SEAP MA são para:
- Editais nº 100, 101, 102 – cargo de nível superior: Especialista Penitenciário em Psicologia;
- Editais nº 103 a 106 – cargo de nível médio: Técnico Penitenciário Administrativo
- Editais nº 107 a 114 – cargo de nível técnico: Técnico Penitenciário em Enfermagem.
Faça sua inscrição

Veja como participar do processo seletivo SEAP MA. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O período para se candidatar ao certame ficará aberto a partir das 8h do dia 21 de maio. Quem tiver interesse precisa entrar no site da Secretaria, ler o edital desejado na íntegra e, depois, clicar em “voltar para o login”.
Nessa nova página, é necessário entrar no sistema de candidatos ou fazer um novo cadastro e preencher o formulário de inscrição. Esse procedimento deverá ser feito até as 23h59 do dia 30 de maio de 2025, conforme horário local.
A taxa de participação será a doação de um livro paradidático (novo ou usado) para ajudar na criação de bibliotecas nas unidades penitenciárias.
Etapas de classificação
Todos os candidatos serão submetidos a etapa de análise curricular, com base nos comprovantes das informações prestadas no ato da inscrição. Os participantes do processo seletivo SEAP MA vão pontuar experiência profissional, cursos complementares, graduação e/ou pós-graduação e outros títulos.
A segunda etapa, que consistirá numa investigação social, também será para todos os inscritos. Essa fase tem como objetivo confirmar a conduta dos candidatos.
Além disso, os concorrentes a cargos de níveis médio e técnico ainda passarão por uma avaliação de aptidão, que consistirá em provas de digitação, conhecimentos de informática e redação de texto dissertativo.