O Ministério Público do Estado de Goiás anunciou o edital nº 002/2022 do concurso MP GO, que visa preencher uma vaga para profissional com o ensino fundamental completo. A oportunidade é para lotação na Promotoria de Justiça da Comarca de Turvânia e o prazo de inscrição já teve início.
- Caixa Tem: saiba como fazer cadastro e efetuar login no aplicativo
- Auxílio Brasil: confira quantos benefícios cada família pode receber
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da publicação do termo de homologação. Esse prazo poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Sobre o cargo em disputa
A vaga ofertada no concurso público é para o cargo de Secretário Auxiliar, que exige o ensino fundamental completo. Conforme consta em edital, o profissional a ser contratado deverá ter domínio das diversas ferramentas básicas de informática, essenciais ao desempenho do cargo.
A remuneração inicial ofertadas pelo MP GO é de R$ 3.549,56, acrescida de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Inscrições serão via internet
As inscrições serão realizadas via internet, pelo site do MP GO, até o dia 11 de março de 2022 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 62,02.
Dentro do prazo estipulado em edital, será possível solicitar a isenção dessa taxa pelo candidato que comprovar uma das seguintes situações:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Ser doador de sangue, de medula óssea ou de leite materno, conforme legislação vigente.
Demais informações sobre o concurso MP GO podem ser obtidas em seu edital, que está publicado no site do MP GO. Ficou com alguma dúvida? envie um e-mail para [email protected].
Concurso MP GO: etapas de avaliação
Os candidatos inscritos no concurso público serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova objetiva, prova discursiva, redação e avaliação de títulos.
A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de junho de 2022. Essa avaliação valerá 5 pontos e será composta por 50 questões, cada uma delas valendo 0,1 ponto. Confira todas as disciplinas cobradas na prova:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 5 questões de Matemática;
- 5 questões de História do Brasil;
- 5 questões de Geografia;
- 5 questões de Informática Básica;
- 20 questões de Organização do Ministério Público.
A prova discursiva terá duas questões, valendo 2 pontos no total, de forma que cada questão valerá um ponto. As respostas das questões discursivas deverão ter entre 5 e 15 linhas. Já a prova de redação valerá 3 pontos e deverá ter entre 15 e 30 linhas.
Serão convocados para a prova de títulos, os candidatos aprovados nas etapas anteriores*. Essa etapa valerá 0,5 ponto, sendo computados os títulos de graduação, especialização e mestrado ou doutorado, além do tempo de serviço público em cargo efetivo.
* Serão aprovados no concurso público os candidatos que obtiverem a nota mínima de 5 pontos de um total de 10 pontos, considerando os seguintes pesos: peso um para a prova objetiva; peso dois para a prova discursiva; peso dois para a prova de redação.
Critérios de desempate
E se houver empate na pontuação obtida por candidatos? Nesse caso, o edital estipula os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
- Maior pontuação na redação;
- Maior pontuação na prova discursiva;
- Maior pontuação na prova objetiva de múltipla escolha;
- Candidato de idade mais elevada.