Saiu o edital do concurso MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo) nº 01/2025, que irá preencher cinco vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. As oportunidades são destinadas a profissionais com nível superior de escolaridade.
O concurso público está sendo organizado sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros.
Conheça o cargo
O concurso MPES abre vagas para a carreira de Promotor de Justiça Substituto, que exige bacharelado em Direito, possuir, no mínimo, três anos de atividade jurídica, desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado em Direito, além de outros requisitos.
A remuneração inicial será de R$ 37.765,55, além de alguns benefícios, como auxílio-saúde, auxílio-creche e auxílio-alimentação.
Etapas do concurso MPES
A avaliação dos inscritos se dará inicialmente por meio de prova objetiva preambular, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser aplicada no dia 30 de novembro de 2025.
Além disso, haverá a aplicação de etapas adicionais; conheça-as:
- Provas discursivas, compostas por peça processual e questões escritas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de higidez física e mental e avaliação psicotécnica, ambos de caráter eliminatório;
- Inscrição definitiva, de caráter eliminatório, com a fase de investigação social;
- Prova de tribuna e prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
- Procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial para aqueles que concorrerem, respectivamente, às vagas de negros/indígenas e para pessoas com deficiência.
Veja como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas de maneira online. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Os interessados em concorrer ao cargo de Promotor de Justiça Substituto devem se inscrever a partir das 16h do dia 1º de setembro até as 16h do dia 10 de outubro de 2025.
A solicitação deve ser realizada no site da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o preenchimento de formulário eletrônico com os dados solicitados. O valor cobrado como taxa de inscrição é de R$ 300,00.
Leia o edital
O prazo de validade do concurso será por dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
Para mais informações, é importante ler o edital normativo disponível no endereço eletrônico da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800-283-4628.