A Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”, em Vitória, no Espírito Santo, abriu o processo seletivo FAMES, com o edital nº 01/2025, voltado para a contratação temporária de professores em regime administrativo.
Conforme o edital, as oportunidades contemplam diversas áreas da música e da educação, atendendo às demandas de graduação e pós-graduação. O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência (10%), negros (20%) e indígenas (5%).
Vagas e salários

Confira as informações do processo seletivo FAMES. Foto: montagem / Concursos no Brasil
As oportunidades são para cadastro de reserva em diversas áreas de ensino da música, abrangendo disciplinas eruditas, populares e pedagógicas.
O cargo de Professor é distribuído entre as funções de Titular, Adjunto e Assistente. A titulação para essas áreas compreende a titulação de doutorado, mestrado e especialização, respectivamente.
A carga horária prevista é de 40 horas semanais e as remunerações vão de R$ 4.478,85 a R$ 7.512,89, conforme a formação e a área de atuação.
As áreas contempladas incluem:
- Didático-Pedagógico e Educação Musical;
- Canto (Música Erudita);
- Piano (Erudito e Popular);
- Oboé, Trompete, Tuba e Flauta Transversal;
- Pedagogia da Performance e Expressão Corporal;
- Regência em Música Popular.
Entre os requisitos de formação, estão a graduação em área da Educação e em Música e as respectivas titulações, conforme a exigência de cada cargo. Mais informações sobre os requisitos, leia atentamente o edital de abertura.
Sobre as inscrições
Para participar da seleção, os candidatos devem se inscrever dentro do prazo de 27 de agosto até as 23h59 de 3 de setembro de 2025, pelo site de seleção do estado do Espírito Santo.
A documentação exigida contempla o diploma e o histórico escolar da titulação mínima, currículo Lattes e comprovantes dos títulos declarados.
Leia o edital para obter mais informações sobre os documentos necessários.
Como será a avaliação
Como mencionado, o processo seletivo será composto por prova de títulos, com pontuação máxima de 100 pontos, distribuídos entre a formação acadêmica (até 40 pontos), produção científica, artística e técnica (até 40 pontos) e a experiência acadêmica e orientação (até 20 pontos).
Os critérios de desempate incluem maior titulação, tempo de experiência docente e idade.
A validade do processo seletivo será de um ano, e poderá ser prorrogada por igual período, conforme a necessidade da fundação.
O edital e outras informações podem ser encontrados no edital, disponível na página de divulgação do certame. Basta pesquisar pelo número do edital.