Está no ar mais um processo seletivo simplificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agora com a regência do edital SEI 021904298. Desta vez, temos duas vagas imediatas e até seis vezes mais de cadastros de reserva, todas para a área temática de manejo, pesquisa e monitoramento de unidades de conservação, da biodiversidade e do patrimônio espeleológico.
Para disputar cada vaga, é preciso ter ensino fundamental incompleto ou completo, no mínimo, além de disponibilidade declarada em documento para viagens.
Também é necessário ter condições de atuar na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo, no âmbito do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste.
A remuneração básica é de até dois salários mínimos e meio, mais auxílios legais. Já o contrato terá duração de 24 meses, podendo ser rescindido conforme a conveniência da Administração.
Como participar

Processo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
Não haverá cobrança de qualquer taxa a título de inscrição, que deverá ser realizada presencialmente na Base Avançada Linhares do Centro
TAMAR, na Vila de Regência Augusta, em Linhares.
A Base fica na Avenida Caboclo Bernardo, s/n (Centro Ecológico), lembrando que o período vai de 18 a 22 de agosto de 2025, nos horários de 8h30 às 12h e de 13h às 17h30.
Também será aceita inscrição pelo site oficial ou pelo endereço eletrônico centrotamarlinhares-regencia@icmbio.gov.br.
Seleção
O concurso simplificado será feito por algumas etapas:
- Etapa 1 – Teste de Aptidão Física (TAF) – apenas para a vaga de ATA nível II;
- Etapa 2 – Teste de Habilidade Específica (THE) – para ambos os níveis;
- Etapa 3 – Análise Curricular – para ambos os níveis; e
- Etapa 4 – Entrevista – para ambos os níveis.
O edital ainda lembra que a pessoa que tenha sido desligada por justa causa de contratos anteriores no âmbito do ICMBio e do IBAMA só poderá efetivar a contratação se houver transcorrido o prazo de cinco anos desde o seu desligamento.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do ICMBio. É fundamental que a leitura seja realizada antes do seu comparecimento à unidade do órgão.