Está no ar mais um processo seletivo simplificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agora com a regência do edital SEI 021783828. Desta vez, temos uma vaga imediata e cadastros de reserva de até seis vezes mais, todos para a área temática de Uso Público.
Para disputar a vaga, é preciso ter ensino fundamental incompleto, no mínimo, além de disponibilidade declarada em documento para viagens e para atuar na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo, no âmbito da Floresta Nacional de Goytacazes.
A remuneração básica é de um salário mínimo, isto é, R$ 1.518,00, mais auxílios legais. Já o contrato terá duração de 24 meses, podendo ser rescindido conforme a conveniência da Administração.
Atribuições
Os servidores temporários contratados atuarão nestas atribuições: apoio ao uso público em unidades de conservação, executando atividades auxiliares de planejamento, estruturação e monitoramento da visitação, tais como manejo e sinalização de trilhas, interpretação ambiental, recepção e orientação aos visitantes, agendamento de visitas, eventos de recreação e esporte em contato com a natureza e outras atividades relacionadas ao uso público.
Como participar

Processo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
Não haverá cobrança de qualquer taxa a título de inscrição e a participação poderá ser confirmada, presencialmente, na sede da Floresta Nacional Goytacazes, Rod. BR-101, km 155, em Linhares/ES, no período de 25 a 27 de agosto de 2025, nos horários de 8h às 16h.
A inscrição do participante se dará, obrigatoriamente, mediante a apresentação da ficha de inscrição e da documentação comprobatória.
Seleção
O concurso simplificado será feito por Pré-seleção: Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). Já a segunda etapa será a Pós-seleção, com Análise Curricular.
O processo seletivo simplificado terá uma validade, assim que homologado, de um ano, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses, por conveniência da Administração do órgão ambiental.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do ICMBio. É fundamental que a leitura seja realizada antes do seu comparecimento à unidade do órgão.