O deputado estadual pelo Espírito Santo, Marcelo Santos, informou por meio de seu perfil no Instagram, que o edital do próximo concurso público da Assembleia Legislativa do Estado (ALES) sairá dia 29 de setembro de 2025:
Alguém aí querendo trabalhar na Assembleia mais transparente do Brasil? ANOTA AÍ! 📌👉 Na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, sai o edital do concurso da Assembleia Legislativa. Serão 35 vagas pra todos os níveis de escolaridade. Se esse é o seu objetivo, já sabe: é hora de se preparar!
O parlamentar já tinha anunciado o certame desde o final do ano passado, confirmando a oferta de 35 vagas. O quantitativo está assim distribuído: 15 vagas para o cargo de Polícia Legislativa, 5 vagas para o cargo de Analista Legislativo e 15 vagas para Consultor Legislativo.
Os vencimentos são variáveis de R$ 3 mil a R$ 8,9 mil. As provas escritas estão previstas para serem aplicadas dias 2 e 9 de novembro de 2025. Todos os pormenores serão conhecidos por meio do site do IBGP, que foi contratado para a execução.
Concurso anterior

Novo concurso ALES terá 35 vagas. Foto: Pexels / montagem Concursos no Brasil
O último concurso público realizado pela ALES aconteceu em 2011, contando com o Cespe/UnB como banca organizadora. Foram 141 vagas distribuídas entre os cargos de Procurador, Analista em Comunicação Social, Taquígrafo Parlamentar, Técnico em Comunicação, Técnico em Tecnologia e Técnico Legislativo.
A seleção foi realizada em duas etapas: a primeira de prova objetiva e prova de títulos e a segunda de prova prática, exclusiva para os cargos de Taquígrafo e Procurador.
Sobre a ALES
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do estado. Desde a fundação a ALES é responsável pela elaboração, discussão e aprovação de leis que impactam diretamente a população capixaba.
Nos últimos anos, a instituição tem se destacado por sua atuação transparente e inovadora, recebendo prêmios como o Selo Diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
As novas contratações devem contribuir para a modernização e melhoria dos serviços oferecidos à população capixaba, reafirmando o papel da Assembleia como uma instituição autônoma, transparente e comprometida com o bem-estar social.