Novo processo seletivo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi confirmado pela presidente do órgão, com a oferta de 39 vagas temporárias e formação de cadastro reserva. Conforme edital de nº 1/2024, as oportunidades serão destinadas para um cargo.
Ou seja, Analista de Prestação de Contas, que exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). E a organização do certame?
Todas as etapas estão sob a responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos classificados devem receber remunerações de R$ 6.130,00 em jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
De acordo com o edital de abertura, os profissionais nomeados devem ser distribuídos entre as áreas da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas (CGAPC) e Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos (CGREC) do FNDE, em Brasília – DF.
Inscrição
A inscrição pode ser feita pelo site da banca organizadora, Cebraspe, a partir das 10h do dia 4 de julho até às 18h do dia 24 de julho de 2024 (data prevista). Haverá a necessidade de pagar uma taxa no valor de R$ 60, mas alguns candidatos podem solicitar a isenção.
São eles: inscritos no CadÚnico que se declararem como financeiramente hipossuficientes, além de doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Mais detalhes devem ser consultados no edital, que está disponível no DOU e no site da banca.
Provas
O processo seletivo FNDE será composto por três etapas:
- Provas objetivas: possivelmente aplicada no dia 15 de setembro de 2024, esta etapa terá valor máximo de 120,0 pontos. Os candidatos devem se preparar para responder 120 itens, conforme o método Cespe de avaliações. O edital explica que as avaliações serão realizadas nas cidades de Brasília – DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Manaus – AM e São Paulo – SP;
- Prova discursiva: aplicada no mesmo dia das provas objetivas. Haverá quatro questões dissertativas na primeira parte e, logo em seguida, uma redação. Valor total de 60,0 pontos;
- Avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório: valor máximo de 10,0 pontos. Serão convocados somente os candidatos aprovados na prova discursiva e mais bem classificados.