Foi publicada a retificação nº 04/2022 do concurso Polícia Penal, estabelecendo critérios para solicitação de adaptação especial do teste de avaliação física. Com isso, o concurso público teve prazo de inscrição reaberto e agora os candidatos terão até as 12h do dia 20 de maio de 2022 para fazer o cadastro.
Além do prazo de inscrição, outras datas foram alteradas. Vale destacar que a data da prova objetiva já havia sido alterada em retificação anterior. Não deixe de conferir o site da banca organizadora (Instituto AOCP) para conferir todos os detalhes sobre o concurso público.
Inscrições para o concurso Polícia Penal DF
O concurso público da Polícia Penal do DF está sendo organizado pelo Instituto AOCP, que tem processado as inscrições pelo site oficial, agora no novo prazo informado.
A taxa de inscrição é de R$ 175,00. Outras informações podem ser solicitadas diretamente à organizadora por telefone ou por e-mail (candidato@institutoaocp.org.br ou 44 3013-4900).
Concurso Polícia Penal DF: provas
Primeira fase do certame, a aplicação das provas objetivas agora está prevista para o dia 03 de julho de 2022, com duração máxima de cinco horas, quando serão cobradas 150 questões distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos básicos – Língua Portuguesa e Redação Oficial (25 questões), Noções de História e Geografia do Distrito Federal (5), Noções de Informática (10) e Noções de Raciocínio Lógico (10);
- Conhecimentos específicos – Direito Administrativo (10), Direito Constitucional (10), Noções de Administração Financeira e Orçamentária (10), Direito Penal e Direito Processual Penal (20), Direito Penitenciário e Criminologia (40), Direitos Humanos (3), Legislação aplicada aos servidores do governo do DF (4 questões sobre Lei complementar nº 840/2011 e Lei Orgânica) e Legislação Especial (3).
Além do exame objetivo, estão previstas outras quatro etapas para os candidatos convocados:
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório (barra fixa, impulsão horizontal, corrida, flexões de braço e abdominais);
- Prova de aptidão psicológica, eliminatória;
- Sindicância da vida pregressa, eliminatória;
- Curso de formação profissional, eliminatório, com duração de 180 horas/aula, preferencialmente de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
Concurso Polícia Penal DF: vagas e lotações
Para a carreira na Polícia Penal, cujo requisito é ensino superior em qualquer área de atuação, a remuneração inicial bruta é de R$ 5.445,00.
Os candidatos empossados cumprirão jornadas de trabalho de 40 horas semanais e poderão ser lotados, durante o estágio probatório, nas seguintes unidades prisionais:
- Centro de Detenção Provisória;
- Penitenciária I do Distrito Federal;
- Penitenciária II do Distrito Federal;
- Centro de Internamento e Reeducação;
- Penitenciária Feminina do Distrito Federal (somente mulheres).
Entre as oportunidades anunciadas, 400 vagas são para provimento imediato e 779 para cadastro reserva de aprovados. Estão devidamente asseguradas as destinadas a candidatos negros (80), a pessoas com deficiência – PcD (80) e a profissionais hipossuficientes, com renda familiar mensal menor que 1,5 salário mínimo por pessoa (40).
O certame é válido por dois anos, contados a partir da homologação e prorrogáveis por igual período.