Concurso Ministério da Economia define banca para 300 vagas

Concurso Ministério da Economia escolhe a mesma banca organizadora do certame anterior. Novo edital deve ser publicado até fevereiro.

Anunciadas novidades sobre o concurso Ministério da Economia, que terá o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) como banca organizadora, conforme publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 10.

continua depois da publicidade

Oficialmente autorizado, o certame prevê a abertura de 300 vagas temporárias para níveis médio e superior de escolaridade. Com a portaria de autorização, divulgada recentemente, em agosto, a pasta deve publicar edital de abertura até fevereiro de 2022, de acordo com o prazo máximo estipulado (seis meses).

Concurso Ministério da Economia: vagas

A abertura das 300 oportunidades temporárias foi anunciada no Diário Oficial da União. Confira a distribuição de vagas:

Leia também
  • Técnico em Atividades Previdenciárias e de Apoio (nível médio) - 115 vagas;
  • Analista de Negócio (nível superior) - 40 vagas;
  • Analista Técnico de Demandas Previdenciárias, Judiciais e de Controle (nível superior) - 145 vagas.

Ministério da Economia: edital anterior

Mesma banca escolhida para o certame de 2022, o IDIB esteve à frente da seleção simplificada mais recente da pasta, aberta no início de 2021, com ganhos na faixa salarial entre R$ 1,7 mil (nível médio) e R$ 6,1 mil (nível superior).

continua depois da publicidade

Naquela ocasião, os pré-requisitos para os maiores salários incluíram nível superior em qualquer área de formação e, em outros casos, graduação específica em Administração, Economia, Contabilidade ou Direito. Ensino médio – com curso técnico em áreas como Administração, Contabilidade e Informática – foi o requisito mínimo definido para as demais vagas.

O mais recente certame realizado pelo Ministério da Economia também foi destinado ao preenchimento de vagas temporárias, todas com lotação em Brasília (DF) e contratos válidos pelo período de um a cinco anos.

continua depois da publicidade

Concurso Ministério da Economia 2022: quais são as etapas?

Ainda que os documentos divulgados não informem detalhes como cronograma, etapas e salários, edital recente e sob responsabilidade da mesma banca indica que o aguardado certame poderá seguir diretrizes semelhantes ao anterior.

Na seleção de 2021, os candidatos passaram por duas etapas: prova objetiva, com duração máxima de quatro horas, e prova de títulos, com envio eletrônico de comprovantes referentes a tempo de experiência profissional e cursos de pós-graduação.

Na fase objetiva, foram aplicadas 60 questões de múltipla escolha nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Informática Básica e Conhecimentos Específicos, além de Ética na Administração Pública e Legislação.

continua depois da publicidade

Saiba mais

Outras informações sobre o concurso Ministério da Economia serão atualizadas assim que forem divulgadas pela pasta. Para conferir editais anteriores e programar seus estudos, é possível acessar diretamente a página da banca organizadora do certame.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade