O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu autorização para realização do seu primeiro certame no estado do Ceará, visando contratação de efetivos. O concurso ITA Ceará deverá ser lançado ainda em 2025 com 110 vagas imediatas.
O aval foi assinado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última sexta-feira (21/03), por meio da Portaria MGI nº 2.091/2025. De acordo com o documento, a maior parte das oportunidades serão para candidatos de nível superior completo.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, “esse é mais um passo fundamental para a concretização desse projeto tão importante para o Brasil, com o primeiro campus ITA fora da sede, em benefício da população no Nordeste e toda a região”.
Situação atual

Entenda o andamento do novo concurso ITA. Foto: montagem / Concursos no Brasil
A portaria autorizativa libera contratações para o quadro de pessoal do Comando da Aeronáutica com lotação no ITA Ceará, cujo campus está localizado na capital estadual, Fortaleza.
Segundo a liberação, as contratações de 110 servidores deverão acontecer após a homologação dos resultados deste certame, conforme o orçamento separado para isso. O Reitor do instituto falou sobre a relevância dessa seleção:
“O ITA é reconhecido por sua excelência e busca, nesse momento, profissionais motivados para contribuir com o desenvolvimento nacional por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Essa pode ser uma grande oportunidade para atuar em projetos de ponta e no avanço de novas tecnologias, junto a um corpo docente altamente capacitado e alunos inspirados a aprender e inovar.”
A seleção deve acontecer ainda este ano, e o edital já tem prazo de lançamento. A determinação do MGI informa que o documento com todas as regras deverá ser divulgado em até seis meses, ou seja, meados da segunda quinzena de setembro.
Caso os trâmites da organização seja céleres, o edital pode ser publicado antes do previsto. Para que isso aconteça, primeiro é preciso montar uma Comissão Organizadora para o concurso ITA Ceará 2025.
Isso significa que servidores do Comando da Aeronáutica deverão formar um grupo de trabalho para definir as diretrizes da seleção. Essa equipe ficará responsável por elaborar a minuta do edital, estabelecendo os requisitos de participação e contratação, etapas a serem aplicadas, cronograma de realização, entre outros detalhes.
Também é papel da Comissão avaliar a necessidade de contratação de empresa para atuar como banca organizadora. Em caso positivo, deve ser aberto um processo seletivo para que as instituições mandem suas propostas. Posteriormente, a minuta do edital deverá ser repassada à banca escolhida, que irá colocar o certame em prática.
Concurso ITA Ceará 2025: conheça as vagas
Conforme dito anteriormente, a oferta autorizada é de 110 vagas de caráter imediato. Várias áreas de formação devem ser contempladas, focando no setor da Tecnologia, que é o foco do Instituto.
Do total informado, 25 oportunidades serão para Técnico I, função voltada para profissionais de nível intermediário, podendo abarcar pessoas com diplomas de ensino médio e/ou curso técnico.
As outras 85 vagas do concurso ITA Ceará são para nível superior, nos cargos de Pesquisador, Tecnologista e Professor do Magistério Superior. Os contratados irão suprir as demandas das novas graduações criadas no Campus Fortaleza.
As remunerações ainda não foram informadas, mas sabe-se que o salário de um professor do Instituto pode chegar a R$ 20 mil mensais. O Pró-Reitor de Pós-Graduação do ITA, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri, acredita que as contratações irão fortalecer o Instituto.
“Um de nossos objetivos com a contratação de novos professores, pesquisadores, técnicos e tecnologistas é a realização de pesquisa de impacto internacional, tanto em São José dos Campos quanto na nova unidade de Fortaleza. Para isso, temos trabalhado para fortalecer e estabelecer novas parcerias com universidades, indústrias e órgãos do governo, ampliando nossa capacidade de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia.”
O que esperar das provas?
De acordo com a portaria autorizativa do MGI, a aplicação da primeira etapa do concurso ITA Ceará, que deve contar com provas objetivas, pode acontecer com antecedência mínima de dois meses contando da publicação do edital.
Ou seja, a realização das avaliações deverá acontecer a partir de novembro de 2025. Como o certame será para o quadro de pessoal do Comando da Aeronáutica, é bastante provável que siga o formato das seleções militares.
Por isso, os interessados em concorrer às oportunidades podem esperar etapas de:
- Provas Escritas (objetivas e discursivas);
- Teste de Aptidão Física;
- Inspeção de Saúde;
- Exames Psicológicos;
- Curso de Formação.
Sobre o ITA Ceará
A unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no estado do Ceará foi criada pelo Decreto nº 11.887/2024 e está em processo de construção e reforma. As obras serão realizadas ao longo de 2025, com o objetivo de abrir o Campus Fortaleza para alunos em 2027.
“A unidade em Fortaleza será uma extensão do trabalho realizado há 75 anos em São José dos Campos. As características e os valores construídos pela Força Aérea Brasileira, que garantem a qualidade na formação dos nossos engenheiros, serão mantidos, reforçando o sentimento de pertencimento a um só ITA”, afirmou a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani.
A nova unidade irá receber dois novos cursos, diferentes dos que são lecionados na sede localizada em São José dos Campos (SP). Os currículos serão de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, inspirados em cursos aplicados em Universidades do exterior, como Harvard e o MIT.
A localização do novo campus foi escolhida justamente pensando nessas graduações, uma vez que o Ceará é o maior produtor de energias renováveis do Brasil. Segundo o governo federal, outro ponto crucial para a criação do ITA Ceará é que 40% dos alunos aprovados no Instituto são desse estado.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica existe desde 1950, oferecendo programas de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciência e Tecnologia. Atualmente, além das aulas e alto nível, permite que os estudantes tenham acesso à moradia de baixo curso e alimentação gratuita.