A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) está prestes a lançar sua nova seleção para temporários. A autarquia divulgou o extrato de contrato com banca organizadora do novo processo seletivo ANATER.
O documento foi publicado na edição desta sexta-feira (19/09), no Diário Oficial da União, anunciando o Instituto Exata Concurso e Consultoria como empresa responsável pelo edital 2025.
O acordo entre as instituições foi fechado no valor de R$ 189.500,00, com vigência de 12 meses. Ou seja, dentro desse prazo, o Instituto deverá publicar o edital, receber as inscrições e colocar as etapas de classificação em prática.
Situação atual
A banca organizadora já havia sido anunciada no mês passado, quando venceu o pregão eletrônico contra outras empresas. Agora, o Instituto Exata foi oficializado por meio de contrato para prestar serviços técnicos na realização do processo seletivo ANATER.
Essa empresa ficará responsável por elaborar o edital, informando os detalhes das vagas e todas as regras de seleção, além de contratar equipes para executar as provas. O prazo de vigência de contrato da banca é de 12 meses, mas poderá ser prorrogado por até 60.
Quais serão as vagas?

O processo seletivo ANATER deve oferecer vagas temporárias. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O quantitativo de vagas a ser ofertado no novo edital já foi anunciado: 50 oportunidades de caráter imediato. Parte da oferta será para funções de Assistente, que deve exigir nível médio completo de escolaridade.
A outra parte será disponibilizada para profissionais de nível superior, contemplando o cargo de Analista. As áreas de atuação específicas, porém, ainda não foram anunciadas.
Vale ressaltar que também deverão ser abertas 100 oportunidades para formação de cadastro reserva, visto que o objetivo é contratar 150 novos colaboradores até o fim da vigência da seleção.
Ou seja, além dos aprovados nas vagas imediatas, outros candidatos aptos poderão ser convocados. Os primeiros chamamentos devem acontecer em 2026.