A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) divulgou o seu edital nº 13/2025 para contratação temporária. O processo seletivo FUNAI abre 900 vagas de caráter imediato para cargos nas áreas de Proteção Territorial.
Dentro do total ofertado, estão incluídas as reservas para Pessoas com Deficiência (PcD). As oportunidades estão espalhadas por todo o território nacional, contemplando diversos municípios brasileiros.
Conheça as vagas
Parte da oferta é para a função de Agente Temporário de Proteção Territorial, que exige nível médio completo de escolaridade. De acordo com o edital, para concorrer é preciso ter idade entre 18 e 59 anos completos e experiência prévia em monitoramento territorial ou ambiental.
O processo seletivo FUNAI também disponibiliza o cargo de Especialista Temporário em Proteção Territorial, cujo principal requisito é ter nível superior. As áreas contempladas são de: Apoio Administrativo, Suporte em Atividades de Campo, Georreferenciamento e Manejo Integrado do Fogo.
Outros requisitos são ter idade entre 18 e 65 anos completos, aptidão / conhecimento em coordenação de equipes e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Requisitos desejáveis
Vale ressaltar que para os dois cargos é desejável experiência em Administração Pública, bem como em Monitoramento Territorial, Manejo Integrado do Fogo
e/ou Geointeligência e em Indigenismo ou Comunidades Tradicionais.
Ter habilidades de campo que envolvam manuseio de ferramentas e equipamentos agrícolas e florestais pode ser um diferencial.
Remuneração prevista
O edital informa que os contratados na função de Agente receberão R$ 2.452,50 mensais, enquanto Especialistas terão remuneração de R$ 6.681,70 por mês. Ambos os valores fazem referência a jornadas de 40 horas de trabalho semanal.
Além disso, a seleção FUNAI ainda oferece vantagens de auxílio-alimentação, auxílio prá-escolar (quando couber) e auxílio-transporte (quando couber).
Municípios de lotação
As vagas estão divididas em quatro Blocos, que separam as oportunidades por estados. Os candidatos poderão ser lotados em:
- Acre – município de Rio Branco;
- Amapá – município de Macapá;
- Amazonas – municípios de Atalaia do Norte, Humaitá, Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga;
- Bahia – município de Porto Seguro;
- Distrito Federal – município de Brasília;
- Mato Grosso – municípios Canarana, Colíder, Cuiabá;
- Mato Grosso do Sul – município de Campo Grande;
- Minas Gerais – município de Governador Valadares;
- Pará – municípios de Altamira, Imperatriz, Itaituba, Ji-Paraná, Juína, Marabá, Tucumã;
- Paraíba – município de João Pessoa;
- Paraná – município de Guarapuava;
- Rio Grande do Sul – município de Passo Fundo;
- Roraima – município de Boa Vista;
- Santa Catarina – município de São José;
- São Paulo – município de Itanhaém;
- Tocantins – município de Palmas.
Faça sua inscrição

A inscrição no processo seletivo FUNAI é totalmente gratuita. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Quem tiver interesse em se candidatar poderá fazê-lo por meio de preenchimento de formulário online no site da FUNAI. O período de inscrição será de sete dias, segundo o Anexo 05 do edital, mas o seu início varia conforme o Bloco de lotação:
Bloco 1 – de 09 a 15 de julho de 2025;
Bloco 2 – de 22 a 28 de setembro de 2025;
Bloco 3 – de 05 a 11 de janeiro de 2026;
Bloco 4 – de 06 a 12 de abril de 2026.
Etapas de classificação
O edital do processo seletivo FUNAI informa que a primeira etapa de classificação será de análise curricular, que acontecerá num prazo de dois dias após a homologação das inscrições. Os critérios podem variar conforme o cargo.
Os participantes vão receber nota por tempo de trabalho na área pleiteada em órgãos e instituições privadas socioambientais, cursos na área de atuação e específicos, CNH, Carteira de Habilitação para conduzir embarcação, tempo de estágio na FUNAI.
A segunda fase consistirá numa investigação social, que tem como objetivo avaliar a conduta passada do candidato. Por fim, haverá uma etapa de entrevista para analisar habilidades de comunicação, perfil do concorrente, conhecimento da área de atuação e interesse na vaga.