Concurso ANVISA 2025: 14 vagas confirmadas no CNU 2

Concurso ANVISA deve ter suas vagas disponibilizadas em breve juntamente com outros órgãos participantes do CNU 2.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem 14 vagas autorizadas pelo MGI para contratações efetivas. Mas essas oportunidades não serão divulgadas em edital próprio. O concurso ANVISA 2025 fará parte da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2).

continua depois da publicidade

O aval foi dado no início de junho por meio da Portaria MGI nº 4.266/2025, que prevê a inclusão dessa Agência e vários outros órgãos no “Enem dos Concursos”. No total, o certame abrange 36 órgãos federais e está sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pedido de abertura de vagas

Leia também

O quantitativo atual do concurso ANVISA é bastante inferior ao originalmente solicitado, que contava com 91 vagas, das quais 28 eram para nível superior e as outras 62 para profissionais de nível médio completo.

A solicitação foi feita em agosto de 2024 para a abertura de:

continua depois da publicidade

8 vagas para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (nível médio);
55 vagas para Técnico Administrativo (nível médio);
10 vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (nível superior); e
18 vagas para Analista Administrativo (nível superior).

Concurso ANVISA 2025: quais são as vagas?

concurso anvisa, concurso anvisa 2024, edital anvisa, vagas anvisa, concurso anvisa autorização

Concurso ANVISA 2025 fará parte da nova edição do CNU. Foto: montagem / Pexels – CanvaPRO

As vagas autorizadas estão entre as 3.652 oportunidades do CNU 2, que é dividido entre nove blocos temáticos. Esses separam os cargos e órgãos por área de atuação, permitindo que os interessados se candidatem a mais de uma vaga dentro de uma área semelhante.

No caso do concurso ANVISA, a oferta está toda dentro de apenas um bloco temático de nível intermediário, de número 9, que contempla o setor de Regulação. São 14 vagas imediatas, e o cargo disponível é de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária.

continua depois da publicidade

Requisitos e atribuições

Interessados em pleitear o cargo de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária precisam ter ensino médio completo. Além disso, é possível que o concurso ANVISA 2025 também exija diploma de curso técnico na área de atuação.

De acordo com a Agência, as tarefas previstas para essa função são de:

– Suporte e apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas, da produção e da comercialização de alimentos, medicamentos e insumos sanitários;

– Suporte e apoio técnico especializado à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

– Fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

– Orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral;

continua depois da publicidade

– Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência da ANVISA.

Remuneração e benefícios

O pagamento mensal oficial será confirmado quando o edital do CNU 2 for publicado. Entretanto se sabe que a média salarial de um Técnico em Regulação é de R$ 8 mil mensais, de acordo com o quadro de pessoal da Agência.

Como as contratações deverão acontecer apenas em 2026, é provável que o valor seja reajustado. A previsão é de que a remuneração aumente para R$ 8,6 mil mensais.

Além disso, os servidores da ANVISA ainda têm direito a alguns benefícios, como: auxílio-alimentação, auxílio-saúde, auxílio-creche, auxílio-trasnporte e Gratificação de Efetivo Desempenho em Regulação (GEDR).

Quando o edital será lançado?

O edital do concurso ANVISA 2025 está previsto para ser publicado na primeira semana de julho. O CNU 2 deve ter nove editais, divididos por blocos temáticos, seguindo o modelo do ano passado.

continua depois da publicidade

As 14 vagas da Agência devem ficar todas disponíveis no edital 9 para nível intermediário, focando na área de Regulação. Esse conterá os requisitos específicos para Técnico em Regulação, bem como todas as regras de classificação, provas e outros detalhes.

Segundo a previsão do MGI, no mesmo mês que os documentos forem liberados, também será aberto o prazo de inscrição. A data específica, porém, ainda não foi anunciada.

Como serão as provas?

O concurso ANVISA 2025 vai seguir as determinações do MGI para o CNU 2. Sendo assim, existem duas etapas de classificação que deverão ser aplicadas para os candidatos de nível intermediário:

Prova objetiva – com questões de múltipla escolha, prevista para acontecer no dia 05 de outubro de 2025.

Prova discursiva – no formato de redação, possivelmente sobre algum tema da atualidade. Essa será realizada apenas pelos aprovados na fase objetiva, na provável data de 07 de dezembro de 2025.

É importante lembrar que, na edição passada do Concurso Nacional Unificado, alguns cargos de nível intermediário também passaram por prova de títulos. Essa fase já foi anunciada como uma possibilidade, mas será confirmada para os cargos específicos quando o edital for publicado.

Disciplinas e conteúdos

Considerando o padrão utilizado pelo CNU em 2024 e editais anteriores do concurso ANVISA para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, as disciplinas da prova objetiva podem ser de:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito/ Direito Constitucional e Administrativo e Ética;
  • Matemática / Raciocínio Lógico e Quantitativo;
  • Regulação e Administração Pública;
  • Vigilância Sanitária e Saúde Pública;
  • Realidade Brasileira;
  • Conhecimentos Específicos.

Os conteúdos podem variar, uma vez que a avaliação terá formato único para todos os cargos do bloco 9, que contemplam órgãos de Regulação em outros setores.

Concurso ANVISA: editais anteriores

O concurso mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária aconteceu em 2024, na primeira edição do Concurso Nacional Unificado. No entanto, diferentemente do atual, a oferta foi exclusivamente para candidatos de nível superior. No ano passado, a autarquia liberou 50 vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.

Já o último edital especificamente para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária foi publicado há nove anos. Na época foram disponibilizadas 100 vagas imediatas, exigindo apenas nível médio completo.

Cargos de Especialista em Regulação, Analista Administrativo e Técnico Administrativo também foram ofertados na época. A banca organizadora responsável pelo certame foi a Cetro Concursos e os candidatos foram submetidos a provas objetivas e discursivas.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade