Bahia

IFBA abre processo seletivo para professor no Campus Catu

O processo seletivo IFBA contempla vaga para docente, que irá atuar no Campus Catu. Jornadas serão de 40 horas semanais. Saiba mais em nossa matéria.

Foi publicado no Diário Oficial da União o edital nº 124/2024, divulgando a realização do processo seletivo IFBA para contratação de Professor Substituto para o Campus Catu. O profissional da área de Matemática deve ter graduação na área com reconhecimento do MEC.

Os procedimentos de inscrição e as etapas ainda não foram divulgados oficialmente, pois o IFBA deve divulgar o edital completo em seu site. Apesar disso, as informações preliminares sobre a seleção já constam no documento publicado. Entenda mais a seguir.

Inscrições

As inscrições desse processo seletivo acontecerão entre os dias 17 e 21 de julho de 2024. Ao todo, o processo seletivo simplificado terá validade de 12 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado.

Leia também

Sendo assim, os candidatos devem acompanhar as atualizações no portal para se informar com maiores detalhes a respeito de como fazer a inscrição e quais são as taxas. As informações ficam disponíveis na aba Concursos e Seleções do site do IF baiano.

Logo após a seção dos editais fixados, os interessados podem acessar as últimas publicações da instituição. Isso inclui os editais de abertura, retificação e convocações.

Portanto, as publicações relativas ao processo seletivo, etapas e resultados também estarão nessa parte do site. O edital inicial sobre a seleção está disponível no site da imprensa nacional.

Cargo

Segundo o edital divulgado na imprensa nacional, a seleção abrange uma única vaga na área de Matemática. A previsão é que o tempo de contrato seja de até 12 meses, conforme previsto na legislação, mas pode ser prorrogado por igual período.

O profissional deverá cumprir uma carga horária semanal de 40 horas no Campus Catu. As informações relacionadas com a remuneração e benefícios associados estarão disponíveis no edital completo, publicado pelo IFBA.

Nesse cargo, o profissional deverá desempenhar atividades de ensino, planejamento de aulas, orientação acadêmica e participação em programas da instituição. Mais do que somente ministrar as aulas nos cursos técnicos, é preciso ainda desenvolver planos de aula, materiais didáticos e atividades práticas.

De acordo com o descritivo do cargo em processos seletivos anteriores, o professor precisa adaptar o conteúdo ao perfil das turmas e aos objetivos dos cursos.

Além disso, é quem orienta os alunos em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso (TCC), estágios e outras atividades acadêmicas.

Essas responsabilidades podem variar segundo as necessidades específicas do Instituto Federal e o contrato estabelecido para o professor substituto.