UFRB divulga edital com 12 novas vagas para professores

O processo seletivo UFRB é focado na contratação temporária de docentes para a área de Pós-Graduação e Mestrado Profissional da instituição.

Foi publicado o edital nº 3/2024 da Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, divulgando o processo seletivo UFRB. Neste contexto, abre as inscrições para o cargo de Professor Visitante, nacional ou estrangeiro, em caráter temporário. São 12 vagas.

continua depois da publicidade

Os procedimentos foram confirmados através da publicação do documento no Diário Oficial da União do dia 9 de julho de 2024. As informações estão disponíveis neste link da imprensa do Governo Federal. Entenda mais a seguir.

Vagas e inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do Formulário Google disponível neste link, entre os dias 11 de julho de 2024 e 30 de julho de 2024. Neste contexto, todos os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 240.

Leia também

A disposição das vagas está organizada da seguinte forma:

  • Programa de Pós - Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGAP): 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação em Ciências Agrárias (PPGCAG): 03 vagas;
  • Programa de Pós - Graduação em Comunicação (PPGCOM): 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID): 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA): 02 vagas;
  • Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária: 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (PPRGV): 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI): 01 vaga;
  • Programa de Pós - Graduação Integrado em Zootecnia (PPIZ): 01 vaga.

Responsabilidades

Dentro dessas vagas, o professor visitante deve atuar no suporte ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos Programas de Pós-Graduação. Além disso, apoiar esses programas e projetos estratégicos e desenvolvimento institucional.

No mais, deve participar nas equipes docentes da instituição com foco em intercâmbio científico, tecnológico e de inovação. Dessa maneira, será capaz de contribuir com a proposição institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação da instituição.

Na ocupação de professor visitante, o profissional deve desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentro disso, contribui na elaboração de projetos e atividades estratégicos que auxiliem na consolidação dos Programas de Pós-Graduação da instituição.

Etapas

O processo seletivo será realizado com base na análise curricular, com informações do Lattes e do Curriculum Vitae. Ademais, é necessário apresentar um Plano de Trabalho individual para participar.

De todo modo, o prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses a partir da data de publicação do edital de homologação com os resultados. Contudo, pode ser prorrogado por um período igual, caso necessário.

O que é Professor Visitante?

Um Professor Visitante é um acadêmico ou pesquisador convidado para trabalhar em uma instituição de ensino ou pesquisa por um período limitado.

Esse tipo de professor geralmente possui expertise em uma área específica e é convidado para contribuir com suas habilidades, conhecimentos e experiências.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o edital disponível no site da UFRB.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade