A boa notícia é que o tão aguardado edital para contratação de policiais militares da Bahia será liberado em breve. O governador Rui Costa anunciou nada menos do que 2.000 vagas para o posto de Soldado no novo concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia). Segundo Costa, trata-se de uma promessa feita e agora cumprida, ressaltando que o governo segue “investindo em equipamentos para as forças de segurança”.
Além do concurso público da Polícia Militar, o estado quer agilizar outros certames da área da segurança pública. Um deles, já em andamento, é o que oferta 1.000 vagas na Polícia Civil (150 para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador). Outro é o concurso da PM BA para Oficiais e, por fim, há o também já autorizado concurso para a Polícia Técnica (456 vagas para Peritos).
Situação atual do concurso PM BA
Rui Costa assegurou ainda que, além do novo concurso PM BA, está tudo certo para que, até o final de 2022, 1.700 Policiais aprovados no último concurso iniciem o Curso de Formação. Dessa forma, um total de 2.617 novos Policiais estarão prontos para a ativa, somente até o final de 2022.
Com as duas mil vagas agora autorizadas, isto pode significar que até 2023 outra turma inicie o Curso de Formação e seja, consequentemente, incorporada à instituição militar. O governador enfatizou ainda:
São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação desses profissionais. Seguimos em frente para reforçar a segurança no estado, de maneira ágil, assertiva e eficaz no combate ao crime.
O próximo passo é a definição da organizadora. Os dois últimos concursos da PM baiana foi realizado pelo IBFC e contemplou 1.000 vagas no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).
Quem pode participar do concurso PM BA e qual a remuneração
Os possíveis requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas são:
- Idade entre 18 e 30 anos;
- Ensino médio (ou formação técnica profissionalizante de nível médio);
- Habilitação para dirigir, categoria “B”; e
- Altura mínima de 1,60 m (candidatos do gênero masculino) e de 1,55 m (candidatas do gênero feminino).
Além dessas condições prévias, os candidatos deveriam ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, aptidão física e mental para desempenho das atribuições, estar em dias com as obrigações militares e eleitorais, ter idoneidade moral, entre outros requisitos.
Com base nas informações do último certame, sabemos que, em princípio, o candidato aprovado ingressará na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, o que lhe concederá o direito ao recebimento mensal de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o aluno atinge o posto de Soldado PMBA/CBMBA propriamente dito. Nessa condição, a remuneração seria ampliada (foi de R$ 3.410,68 no concurso passado, relativa ao soldo acrescido da chamada GAP) e a jornada seria de 40 horas semanais de serviço.
Provas do concurso PM BA
O concurso para Soldados da PM – BA, se seguir a estrutura anterior, terá duas etapas básicas:
- Provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos;
- Prova discursiva.
As provas (objetiva e discursiva) poderão ser aplicadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, conforme a opção do candidato.
A prova objetiva pode ter 80 questões de múltipla escolha em sua composição, distribuídas pelos conhecimentos gerais e específicos. A pontuação poderá variar de zero a 100 pontos e, para ser considerado habilitado, o candidato precisará atingir nota igual ou superior a 60.
A prova discursiva (redação) terá o mesmo critério de habilitação (60 pontos ou mais).
Atribuições do Soldado
Soldado da Polícia Militar:
- Execução do policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades;
- Policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública;
- Atuação de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas e de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem;
- Execução de atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, e de participação em pesquisa, estatística e análise criminal;
- Garantia do exercício do poder de polícia aos órgãos públicos.
Corpo de Bombeiros Militar da Bahia:
- Execução de atividades de defesa civil e de prevenção, combate a incêndios e a situações de pânico;
- Execução das ações de busca, resgate, suporte básico de vida e salvamento de pessoas e bens;
- Atuação nas atividades de prevenção e extinção de incêndios florestais;
- Realização de inspeções e vistorias de estruturas, edificações e áreas de risco, bem como de perícias de incêndio e explosão;
- Realização de ações de defesa interna e territorial, quando houver convocação do Governo Federal;
- Execução de ações de inteligência, exercício do poder de polícia nas situações que redundem riscos à vida ou ao patrimônio.