A Universidade do Estado da Bahia retificou o edital nº 034/2022 de seu concurso público que irá preencher 134 vagas, considerando as oportunidades de ampla concorrência, para pessoas com deficiência e para candidatos negros. O concurso UNEB é destinado para o cargo de Professor na Classe de Auxiliar e as vagas serão distribuídas em diversos Câmpus da Universidade.
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de homologação dos resultados finais, podendo haver uma única prorrogação por igual período, a critério da Universidade.
Vagas disponíveis no concurso UNEB
O edital oferta oportunidades em mais de 130 áreas, cada uma contendo diversos componentes curriculares a serem ministrados. Confira no edital do concurso UNEB quais são essas áreas, bem como a formação exigida para cada uma delas.
Os Professores serão lotados nos seguintes Câmpus da UNEB:
- Salvador;
- Alagoinhas;
- Juazeiro;
- Jacobina;
- Santo Antônio de Jesus;
- Caetité;
- Senhor do Bonfim;
- Paulo Afonso;
- Barreiras;
- Teixeira de Freitas;
- Serrinha;
- Guanambi;
- Itaberaba;
- Conceição do Coité;
- Valença;
- Irecê;
- Bom Jesus da Lapa;
- Eunápolis;
- Camaçari;
- Brumado;
- Ipiaú;
- Euclides da Cunha;
- Seabra;
- Xique-Xique.
A jornada de trabalho para Professor é de 40 horas semanais e o vencimento básico é de R$ 3.793,28, que poderá ser acrescido de incentivo de pós-graduação (20% para especialização, 40% para mestrado e 60% para doutorado).
Como se inscrever no concurso UNEB?
As inscrições serão realizadas somente via internet pelo site da UNEB durante o período de inscrição, que vai das 09h do dia 09 de maio até as 23h59 do dia 18 de maio de 2022.
O candidato deverá preencher as informações que serão solicitadas, selecionando a vaga que deseja concorrer, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00.
Todas as informações sobre o concurso público estão disponíveis em seu edital, publicado no site da UNEB. Caso de tenha dúvidas, envie um e-mail para docente2022@uneb.br.
Avaliação dos candidatos
Os candidatos inscritos no concurso público serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova escrita, aula pública, apresentação de memorial e prova de títulos.
Conforme retificação, a prova escrita será realizada no dia 09 de junho de 2022 (data provável) e abordará assuntos sorteados de uma relação de 6 a 10 pontos. A duração dessa etapa é de até cinco horas.
Durante a aula pública, o candidato deverá abordar um tema que também será sorteado e essa etapa terá duração de 40 a 50 minutos. Será avaliado o plano de aula (até 2 pontos), que deverá ser entregue, e a aula ministrada (até 8 pontos).
A avaliação do memorial valerá 10 pontos e deverá conter a descrição e análise da produção científica, as suas atividades didáticas, a formação e orientação na área em que concorre, outras atividades relacionadas às áreas de conhecimento, as perspectivas de trabalho e as possíveis linhas de pesquisa.
Na avaliação da prova de títulos será computada a titulação listada a seguir, totalizando no máximo 40 pontos:
- Titulação acadêmica;
- Formação complementar;
- Produção científica, técnica, cultural ou artística;
- Participação em pesquisa;
- Produção técnica;
- Produção cultural ou artística;
- Atividades profissionais docentes;
- Monitorias;
- Orientação ao estudante;
- Participação em bancas e comissões julgadoras;
- Exercício profissional;
- Atividades de extensão;
- Atividades administrativas nos últimos quinze anos;
- Aprovação em concursos.
Serão aprovados no concurso público os candidatos que obtiverem a nota mínima de 7 pontos na prova objetiva e 7 pontos na média final do concurso.
Critérios de desempate
Na situação de candidatos com a mesma pontuação, a ordem de preferência será a seguinte:
- Tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
- Maior nota na aula pública;
- Maior nota na prova escrita;
- Exercício do Magistério na UNEB na condição de Professor Efetivo;
- Exercício do Magistério na UNEB na condição de Professor Substituto;
- Exercício do Magistério na UNEB na condição de Professor Visitante;
- Maior tempo de efetivo exercício no magistério superior;
- Tiver a maior idade entre os candidatos não enquadrados no Estatuto do Idoso, considerando o dia, mês e ano do nascimento;
- Tiver exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data da publicação da Lei Federal nº 11.689/2008 e a data de término das inscrições.