Concurso PGE BA pode acontecer em 2021!

De acordo com o PLOA 2021, o concurso PGE BA deve ofertar 60 vagas. A última seleção aconteceu em 2014, por isso, as expectativas são altas para novo certame.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021) prevê 60 vagas em concurso PGE BA (Procuradoria Geral do Estado da Bahia). O documento faz cálculos de possíveis gastos para o ano seguinte e, segundo o texto, um novo certame pode ser realizado.

No entanto, o PLOA ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional. Sendo assim, ainda pode haver alteração no número de vagas ofertadas. Confira o documento:

Último concurso PGE BA

A seleção anterior da Procuradoria Geral da Bahia teve edital lançado em 2013, com etapas realizadas em 2014. O concurso PGE BA foi realizado pelo Cespe/UnB e oferecia 25 vagas imediatas de nível superior para o cargo de Procurador Geral do Estado. Ao todo, se inscreveram 7.096 pessoas, fechando um número de 283,84 candidatos por vaga.

O certame contou com três etapas classificatórias de provas objetivas, discursivas e de títulos. Foram aprovadas 269 pessoas e a validade da seleção teve fim em 2015.

Concurso PGE BA: vagas, requisitos e remuneração

É possível que as 60 vagas previstas no PLOA sejam para o cargo de Procurador. Nesse caso, os candidatos precisam ter ensino superior em Direito. A remuneração do último concurso para a mesma função era de R$ 6.700,92, mas é possível que o valor tenha aumentado nos últimos anos.

Como o concurso PGE BA ainda será confirmado, o número de vagas pode mudar, bem como a oferta pode ser para outros níveis de escolaridade.

Concurso PGE BA: etapas e provas

De acordo com o certame passado, podem ser realizados três tipos de prova. A primeira seria uma prova objetiva acerca dos seguintes conteúdos:

  • Direito Administrativo e Direito Constitucional;
  • Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Processual Civil;
  • Direito Ambiental e Direito Agrário;
  • Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho;
  • Direito Tributário e Direito Financeiro.

Para a segunda etapa, os candidatos do concurso PGE BA devem realizar uma prova prático-discursiva. Nesta etapa, pode haver tanto questões sobre diversas áreas do Direito, quanto a redação de um parecer.

Por fim, é possível que a seleção conte com prova de títulos para analisar formação acadêmica e experiência profissional dos inscritos.

Leia também

você pode gostar também

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais