A Prefeitura de Tabatinga, no Amazonas, publicou o edital nº 002/2026 da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para a realização de processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de professores para atuação no ano letivo de 2027.
O certame terá seleção realizada por meio de avaliação curricular de títulos, experiência profissional e nota obtida na Prova Nacional Docente (PND) de 2025 ou 2026.
Vagas disponíveis
O edital divulgou um total de 52 vagas, com oportunidades para atuação na zona urbana de Tabatinga, distribuídas entre as seguintes áreas:
- Professor de Matemática (Ensino Fundamental I) – 10 vagas;
- Professor de Letras Português/Espanhol – 4 vagas;
- Professor de Letras Português/Inglês – 5 vagas;
- Professor de História – 3 vagas;
- Professor de Pedagogia ou Normal Superior (Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano) – 10 vagas;
- Professor de Pedagogia ou Normal Superior (Educação Infantil) – 20 vagas.
Além das vagas imediatas, será formado cadastro de reserva para futuras convocações durante a validade da seleção.
Os profissionais contratados receberão remuneração bruta de R$ 2.565,31 para uma carga horária de 20 horas semanais.
Os contratos terão duração de até seis meses, podendo ser prorrogados por igual período, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Educação.
As oportunidades destinam-se a candidatos com Licenciatura Plena em Pedagogia, Normal Superior, Pedagogia Intercultural, Letras (habilitação em Inglês ou Espanhol), História ou Matemática, conforme a área escolhida. Todos os diplomas devem ser emitidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Como será a seleção
O processo seletivo será realizado em etapa única, composta por avaliação dos títulos, análise da experiência profissional e pontuação obtida na Prova Nacional Docente (PND) de 2025 ou 2026.
Entre as titulações que podem gerar pontuação adicional estão a especialização, mestrado em Educação e/ou doutorado em Educação.
Sobre as inscrições
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas em duas etapas. A primeira delas será o aproveitamento da inscrição na Prova Nacional Docente (PND), conforme regulamentação do MEC, e a entrega da documentação e currículo na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade, em Tabatinga.
O edital informa que o período oficial de inscrições ocorrerá em janeiro de 2027, conforme cronograma que será divulgado posteriormente pela Prefeitura em novo edital específico.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar currículo acompanhado de documentos como diploma ou certificado de conclusão, comprovação de experiência profissional, comprovante da nota obtida na Prova Nacional Docente e declarações exigidas pelo edital sobre vínculos empregatícios e acumulação de cargos.
Mais informações
O seletivo terá validade de seis meses, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pela Administração Municipal.
Para obter mais informações sobre a seleção, o edital deverá ser consultado. O documento foi publicado no site do Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, edição 4148, de 14 de julho de 2026.
