A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou um novo edital de recrutamento e mobilização de pessoal. O objetivo do processo seletivo Aeronáutica é selecionar profissionais para prestar serviço militar temporário de forma voluntária. As atividades serão desenvolvidas no ano de 2025 em Brasília.
A seleção ficará válida até fevereiro de 2025, sendo esse o prazo limite para a convocação dos aprovados à incorporação. Confira as oportunidades a seguir.
Vagas na Aeronáutica
São 38 vagas abertas para o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) na função de Músico. O processo seletivo Aeronáutica QSCon 2025 é voltado para profissionais que tenham nível médio completo. Do total ofertado, apenas uma oportunidade é para voz, no timbre tenor. As demais são para os seguintes instrumentos:
- Oboé;
- Fagote;
- Caixa Clara-Bateria – Bombo-Pratos;
- Tímpanos;
- Harpa;
- Violino;
- Viola;
- Violoncelo; e
- Contrabaixo acústico.
Inscrição no seletivo
O prazo para se candidatar ao processo seletivo Aeronáutica QSCon 2025 ficará aberto até as 11h59 do dia 27 de setembro de 2024. O procedimento deverá ser realizado por meio de preenchimento de formulário eletrônico existente no site da FAB.
Etapas de seleção
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas passarão por nove etapas antes de ingressarem na função de Músico da Força Aérea. Veja quais são as fases:
- Encaminhamento Eletrônico de Documentos (EED);
- Validação de Documentos Digitais (VDD);
- Revisão de Documentos Digitais (RDD);
- Avaliação Curricular Digital (ACD);
- Avaliação Prática (APR);
- Concentração Inicial (CI);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
- Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF).
Essas serão aplicadas em diferentes localidades do Brasil.
Mais informações
Tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo Aeronáutica QSCon 2025 está disponível no edital publicado no site da FAB. Leia esse documento com atenção para não perder nenhum detalhe e, se restar alguma dúvida, entre em contato com a Organização Militar do seu estado, conforme indicado no Anexo C do edital.