O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade lançou dois editais para o processo seletivo ICMBio, para contratação de Agentes Temporários Ambientais.
As oportunidades são para os estados do Piauí e Amapá, com atuação nas áreas de prevenção e combate a incêndios e fiscalização ambiental. As bancas responsáveis são as próprias unidades de conservação do ICMBio, que conduzirão o processo com etapas práticas e análise curricular.
Das oportunidades

Processo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
São ofertadas, ao todo, 12 vagas para profissionais de ensino fundamental.
Na Reserva Extrativista do Rio Cajari, em Macapá – AP, há 1 vaga para Fiscal Ambiental (nível III), com exigência de ensino fundamental completo. O contrato é de 24 meses, com remuneração de 2,5 salários mínimos (R$ 3.795,00), acrescido de auxílios legais.
No Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca – PI, há 11 vagas imediatas, sendo 3 vagas para brigadistas (nível I) com contrato de 24 meses, 7 vagas para brigadistas (nível I) com contrato de 6 meses e 1 vaga para chefe de esquadrão (nível II) com contrato de 6 meses.
A exigência é de ensino fundamental incompleto, e as remunerações variam de 1 salário mínimo (brigadistas) a 1,5 salário mínimo (chefe de esquadrão), além de auxílios legais.
Ambos os editais preveem cadastro reserva de até 6 vezes o número de vagas.
O período de inscrições
As inscrições são gratuitas e ocorrem em períodos diferentes e de forma presencial ou eletrônica, conforme a unidade.
O edital da Reserva Extrativista do Rio Cajari recebe os registros no período de 14 a 25 de julho de 2025, das 8h às 18h, no Escritório do ICMBio, localizado na Rua Leopoldo Machado, 1126, Centro, Macapá – AP. Também pode ser realizada por e-mail: resex.cajari@icmbio.gov.br ou pelo site do ICMBio.
Para o edital do Parque Nacional de Sete Cidades, o período vai de 14 a 16 de julho de 2025, das 8h às 17h, na Sede Administrativa do PARNA Sete Cidades – povoado Vamos Vendo, zona rural de Piracuruca – PI.
Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição e a documentação comprobatória, listada no respectivo edital de interesse.
A seleção
A seleção dos candidatos também será distinta, conforme cada edital.
No Rio Cajari – AP, o processo terá a análise curricular, com pontuação por experiência e cursos. Além disso, também terá o Teste de Avaliação Escrita (TAE), presencial, avaliando leitura e escrita.
Em Sete Cidades – PI, o processo seletivo terá o teste de Aptidão Física (TAF) com caminhada de 2.400 metros carregando mochila de 24 kg. Também haverá o Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) com capina e rastelamento de área.
Os melhores classificados participarão do Curso de Formação de Brigada, com 40 horas-aula.
Importante
Confira os editais nas respectivas páginas de divulgação do certame: