O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a realização do concurso Ministério da Defesa, com a abertura de 148 vagas previstas. Conforme a Portaria MGI nº 5.440, de 7 de julho de 2025, a lotação será no Comando da Marinha, Comando do Exército ou Fundação Osório.
É importante salientar que o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
Concurso Ministério da Defesa: situação atual

Concurso Ministério da Defesa: conheça as oportunidades previstas. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
O documento autorizativo foi divulgado no Diário Oficial da União, edição de 8 de julho de 2025, com o objetivo de preencher 148 vagas imediatas com profissionais da educação. Não há detalhes sobre requisitos, mas, pela natureza dos cargos, é possível que exijam grau de escolaridade superior.
A responsabilidade pela realização dos certames caberá aos respectivos órgãos, que deverão, dentre outras atividades, editar as respectivas normas, com publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos, observar as leis e os regulamentos visando assegurar que as ações e procedimentos previstos estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas e zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.
Caso o edital não seja divulgado no prazo estabelecido na Portaria, ela perderá os efeitos e haverá o cancelamento da disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público.
Se houver movimentação dos órgãos para a realização do certame, como a nomeação de comissão organizadora e a contratação de banca organizadora, é importante saber que o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.
Conheça as vagas previstas para o Ministério da Defesa
O concurso público visa o provimento de vagas distribuídas nos quadros de pessoal dos seguintes órgãos, vinculados ao Ministério da Defesa (MD):
- Comando da Marinha: 44 vagas;
- Comando do Exército: 89 vagas;
- Fundação Osório: 15 vagas.
Ainda não há mais detalhes se o concurso público será divulgado de maneira unificada para os órgãos ou se haverá um certame para cada um deles. A seguir, conheça as vagas previstas conforme o órgão:
Concurso do Comando da Marinha
- 34 vagas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
- 10 vagas para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior.
Concurso do Comando do Exército
- 80 vagas para a ocupação de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
- 9 vagas para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior.
Concurso Fundação Osório
- 15 vagas previstas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Conheça o Ministério da Defesa
O Ministério da Defesa é o órgão que compõe a estrutura do Governo Federal e é responsável pela coordenação do esforço integrado de defesa, para contribuir para a garantia da soberania, em prol da sociedade brasileira.
Além disso, ele abrange o preparo e o emprego conjunto das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como a articulação entre elas e os demais órgãos do Estado.
Há dois grandes órgãos de alto nível diretamente subordinados ao Ministro, sendo o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e a Secretaria-Geral.
Também integram sua estrutura a Escola Superior de Guerra (ESG), o Hospital das Forças Armadas (HFA), a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa.
Concurso Ministério da Defesa: como estudar?
Caso ainda não esteja estudando para nenhum certame e este seja o seu ponto de partida, há algumas boas dicas para estudar para concursos públicos. A primeira delas é começar, do zero, a conhecer os conteúdos de Língua Portuguesa, pois essa disciplina é cobrada na maior parte das seleções.
Dominar essa matéria poderá garantir pontos importantes na sua prova e aproximá-lo da sonhada nomeação. Além disso, combinando os estudos com revisões e resolução de questões, sua preparação ficará mais completa.
Outras disciplinas que podem ser cobradas no concurso são as de Matemática/Raciocínio Lógico e Informática. Por isso, dedique um tempo para entender alguns desses conteúdos.
A previsão é que o edital do concurso Ministério da Defesa seja divulgado até o início de 2026. Assim que ele for anunciado, monte um cronograma com as disciplinas que deverão ser estudadas.