Foram divulgados três novos editais do processo seletivo Aeronáutica para convocação temporária de profissionais. Juntos, os documentos disponibilizam 13 vagas imediatas para o quadro de Oficiais da Reserva da 3ª Classe da Força Aérea Brasileira (FAB).
As oportunidades estão distribuídas entre as cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo todas elas para Médicos. Para concorrer é preciso ter nível superior em Medicina, com registro no CRM.
Além disso, é preciso ter residência ou título de especialista nas áreas de Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Torácica, Medicina Intensiva, Neurologia e Urologia.
Inscrição
O período de inscrição no processo seletivo Aeronáutica já está aberto. Quem tiver interesse em se candidatar terá até o dia 02 de junho de 2025 para fazê-lo. O procedimento deve acontecer pelo site de convocação da FAB.
É muito importante que, antes de solicitar a participação no certame, os candidatos façam a leitura dos editais com atenção. Os documentos estão disponíveis para acesso pelo mesmo link citado acima.
Documentação

O processo seletivo FAB vai realizar diferentes etapas de classificação. Foto: montagem / Concursos no Brasil
A primeira fase de classificação consistirá no encaminhamento eletrônico de documentos. Devem ser enviados, para o e-mail qocon3.2025@fab.mil.br, os seguintes arquivos:
- Lista de Verificação de Documentos Digitais para EED;
- Ficha de Inscrição;
- Identidade;
- CPF;
- Diploma, Certificado ou Declaração/Certidão (Ensino Superior);
- Diploma ou Certificado (Cursos de Pós-formação/Residência Médica);
- Diploma ou Certificado (Cursos de Pós-graduação “Stricto Sensu”); e
- Comprovante de experiência profissional.
Avaliação Curricular
Essa etapa do processo seletivo FAB pode somar até 100 pontos. Os candidatos receberão nota por diplomas de Doutorado, Mestrado e título superior na especialidade escolhida. Além disso, também será pontuada experiência profissional na área escolhida.
Teste Físico
Os participantes deverão realizar um teste de avaliação do condicionamento físico, contando com três exercícios diferentes: flexão e extensão dos membros superiores com apoio sobre o solo, flexão do tronco sobre as coxas e corrida de 12 minutos.
As outras etapas do processo seletivo Aeronáutica serão de validação de documentos digitais, revisão de documentos digitais, concentração inicial e concentração final e habilitação à Incorporação.