O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está com dois novos editais abertos nos estados do Mato Grosso do Sul e do Pará. Ao todo o processo seletivo ICMBio está disponibilizando 10 vagas de caráter imediato.
Os documentos informam ainda que haverá formação de cadastro reserva. A oferta é para profissionais que possuam escolaridade de ensino fundamental incompleto, visando preenchimento de cargos por tempo determinado.
Edital NGI ICMBio Carajás – PA
São nove vagas abertas para a área de prevenção e combate a incêndios, sendo oito na função de Brigadista (nível I) e uma de Chefe de Esquadrão (nível II). Esses contarão respectivamente com um salário mínimo (R$ 1.518,00) e um salário mínimo e meio (R$ 2.277,00) por mês.
A inscrição para essas vagas acontecerá presencialmente no Núcleo de Gestão Integrada Carajás, localizado em Parauapebas, no Pará, entre os dias 30 de abril e 02 de maio de 2025.
As fases deste processo seletivo ICMBio serão duas. Uma composta por Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agícolas (THUFA), e a outra de Curso de Formação de Brigada.
Edital PARNA Serra da Bodoquena – MS

Confira a outra vaga do processo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Pexels – CanvaPRO
A outra vaga disponível é para a área de Gestão de Unidade de Conservação, em cargo de nível I, com remuneração de um salário mínimo mensal. Os interessados em concorrer deverão se candidatar entre os dias 02 de 20 de maio de 2025.
A inscrição poderá ser feita presencialmente no Escritório do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, das 8h às 16h. Já pela Internet, os candidatos podem optar por solicitar a participação via site (conforme link no final da matéria) do Instituto ou enviando e-mail para [email protected].
Estão previstas três etapas de classificação: Análise Curricular, Teste de Avaliação Escrita (TAE) e Entrevista.
Encontre os editais
Antes de se inscrever, é preciso ler todas as regras do processo seletivo ICMBio. Essas estão descritas nos editais NGI Carajás e PARNA Serra da Bodoquena.