Dois novos editais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram publicados e somam 11 vagas imediatas. O processo seletivo ICMBio visa realizar contratações por tempo determinado em dois estados.
Um dos documentos oferece uma vaga para cargo de nível III na área de manejo, pesquisa e monitoramento de unidade de conservação, da biodiversidade e do patrimônio espeleológico.
A oportunidade é para a unidade de Cautário-Guaporé na cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, e conta com remuneração equivalente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.795,00). Para concorrer é preciso ter ensino fundamental completo.
As outras 10 vagas estão disponíveis no outro edital, com ofertas de nível I e lotação em Macapá, no estado do Amapá. A oferta é para a área de Gestão de Unidade de Conservação, tem remuneração de um salário mínimo (R$ 1.518,00) e é exige ensino fundamental incompleto.
Faça sua inscrição
O edital de do processo seletivo ICMBio Cautário-Guaporé conta com inscrições online, até 30 de abril de 2025, enviando documentação para o e-mail ngi.cautarioguapore@icmbio.gov.br.
Já o edital Amapá Central informa que o período para candidatura ficará aberto nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2025. O procedimento deverá ser realizado de forma presencial, nos municípios de: Porto Grande, Serra do Navio, Oiapoque e Macapá.
Etapas de classificação

Confira como será realizado o novo processo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Pexels – CanvaPRO
Ambos os documentos informam que a classificação será realizada em duas fases, começando por uma análise curricular. Serão pontuados certificados por tempo de contratos nas áreas pleiteadas, trabalho voluntário, estágio, bem como cursos, carteira nacional de habilitação e participação em publicações científicas.
A segunda fase de classificação do certame consistirá numa entrevista, com o objetivo de conferir afinidade com as atividades do cargo escolhido. Para saber mais detalhes, leia os editais disponíveis no site do Instituto: Cautário-Guaporé e Amapá Central.