A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED AP) deu um passo importante para o lançamento do seu novo edital. A pasta instituiu comissão organizadora do processo seletivo SEED AP para provimento de cargos temporários, visando atender excepcional interesse público.
A novidade foi divulgada no Diário Oficial do estado, por meio da Portaria nº 261/2024, na edição do dia 12 de dezembro de 2024. De acordo com o documento, o certame vai oferecer oportunidades de caráter imediato e também formar cadastro reserva de profissionais de níveis médio e superior de escolaridade.
Situação atual
A Comissão, formada por servidores da Secretaria de Educação, ficará responsável pela elaboração dos editais e realização de todas as etapas do certame. Segundo a Portaria, esse grupo de trabalho deverá desempenhar suas atividades até o fim da vigência do processo seletivo SEED AP. Os membros são:
- Andréia Roberta Marques Viana (SAGEP/SEED);
- David Martins da Silva (SAGEP/SEED);
- Lourival da Costa Furtado (SAGEP/SEED);
- Miracelia dos Santos Oliveira (NUPES/SEED);
- Glaucia Luciana de Azevedo Costa (NUPES/SEED);
- Marisa Candeira de Oliveira Morais (UPAG/SEED);
- Paula Monteiro do Nascimento Jomar (UCOLOM/ SEED);
- Glenda Vitória Araújo de Souza (CEBEP/SEED);
- Aylla Monise Ferreira da Silva (CODNOPE/SEED);
- Rosangela Machado da Silva (ETI/SEED);
- Nathany Caroline dos Santos Santana (NEP/SEED);
- Ivone de Souza Conceição (CPVPEB).
Vale ressaltar que caberá à Comissão Organizadora analisar a necessidade de contratação de empresa terceirizada como banca organizadora. O grupo também “poderá solicitar, a qualquer tempo, informações e/ou apoio técnico dos setoriais, a fim de subsidiar o trabalho da coordenação, organização e interlocução às Instituições de Ensino Superior, Conselhos e demais representatividades”.
Quais serão as vagas do processo seletivo SEED AP?
O quantitativo de vagas imediatas não foi informado, apenas sabe-se que os contratados irão atuar na Educação Básica das Escolas Estaduais localizadas nos Municípios (Zonas Urbana e Rural), Distritos e Centros Especializados. As contratações serão temporárias para o ano letivo de 2025. Os cargos autorizados são de:
- Pedagogo;
- Especialista em Educação;
- Professor;
- Tradutor e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa; e
- Cuidador.
A Portaria nº 261/2024 informa que as convocações acontecerão conforme a demanda da Rede Estadual de Educação, em decorrência de carências e afastamentos de servidores efetivos, como em casos de:
- Licença Maternidade;
- Licença Médica
- Licença Especial-Prêmio por Assiduidade.
Quais serão as etapas de classificação?
Ainda não foram estabelecidas as etapas do processo seletivo SEED AP. No entanto, se o novo edital seguir o modelo de seleções anteriores, é provável que os candidatos sejam submetidos a uma prova de títulos. Podem ser cobrados certificados de:
- Formação acadêmica;
- Cursos complementares;
- Experiência profissional;
- Participação em eventos de Educação; e outros.
A confirmação será dada no edital, que deve ser publicado no início de 2025.