Um novo concurso PM ES (Polícia Militar do Estado do Espírito Santo) para Praças Auxiliares de Saúde pode ser realizado em breve, após 30 anos do último certame. O objetivo é o de garantir a continuidade dos serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM).
Esse anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, quando assinou, na última quinta-feira (5/12), o projeto de Lei Complementar que cria a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU) e a 6ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar. Em razão disso, será preciso a contratação de novos profissionais para atuação nas unidades.
Concurso PM ES na área da saúde
O projeto de Lei Complementar assinado pelo governador tem o objetivo de ajustar o quantitativo de soldados da PMES, que está defasado, além de propor o aumento na base da estrutura da carreira de Praças Auxiliares de Saúde.
Em razão disso, será possível realizar concurso público para auxiliares de saúde e, assim, garantir a continuidade dos serviços do Hospital da Polícia Militar (HPM). O último concurso para Praças Auxiliares de Saúde foi realizado há 30 anos. Dessa maneira, até dezembro de 2026, todos os aprovados na última seleção vão ingressar na reserva remunerada.
Por isso, existe uma certa urgência para iniciar os trâmites do novo certame, com a nomeação de comissão organizadora, escolha de banca executora e a divulgação de edital normativo.
Último concurso PM ES saúde
O último concurso público específico da área de saúde aconteceu no ano de 2022, sob a responsabilidade do Instituto AOCP, que abriu 57 vagas imediatas para profissionais de nível superior de escolaridade nas seguintes áreas:
- 1º Tenente Médico (QOM);
- 1º Tenente Farmacêutico/Bioquímico (QOFB);
- 1º Tenente Dentista (QOD);
- 1º Tenente Enfermeiro (QOE);
- 1º Tenente Médico Veterinário (QOMV).
Além das oportunidades de ampla concorrência, houve reserva para pessoas com deficiência e candidatos negros. O subsídio bruto ofertado era de R$ 9.478,27, somado com R$ 300,00 de auxílio-alimentação, para atuação em jornadas de 40 horas por semana.
Etapas do concurso público
O último concurso público da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo avaliou os candidatos por meio de uma série de etapas. Confira:
- Prova objetiva e discursiva, com natureza eliminatória e classificatória;
- Envio de documentação básica para aferição da idade máxima e envio para aferição dos títulos para classificação parcial, com caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Inteligência da PMES – DINT, que visa verificar a compatibilidade da idoneidade moral e conduta social dos candidatos com o ingresso na carreira de Oficial Médico da PMES;
- Inspeção de Saúde procedida por uma Junta Militar de Saúde (JMS) da Diretoria de Saúde da PMES, de natureza eliminatória;
- homologação do resultado do concurso público;
- Decreto de nomeação em Diário Oficial do Estado;
- Entrega de toda a documentação exigida, de caráter eliminatório.
O concurso público terá prazo de validade por dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Polícia Militar do Espírito Santo – PMES.