Concurso ARSESP pode ter um novo edital cerca de sete anos sem nenhuma seleção para efetivos. Confira mais detalhes.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP) recebeu autorização para contratação de novos servidores em empregos públicos permanentes. Com isso, o concurso ARSESP está cada vez mais perto de se tornar uma realidade e pode ter seu edital publicado nos próximos meses.
A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (01/11) por meio do Diário Oficial de São Paulo por meio de Despacho do Governador. O documento traz alguns detalhes preliminares, como o quantitativo de vagas e cargos que serão contemplados. Saiba o que esperar desse certame.
O primeiro passo para a realização do concurso ARSESP foi dado, que é a assinatura do aval pelo governador Tarcísio de Freitas. O despacho foi assinado no dia 31 de outubro e divulgado no Diário Oficial no dia 01 de novembro de 2024. De acordo com esse documento, o objetivo é realizar a contratação de quatro profissionais nos cargos de Analista e Especialista.
Isso se dará de acordo com a disponibilidade orçamentária do órgão, obedecendo "os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie", informa o despacho. As próximas etapas para fazer com que esse certame se torne realidade são:
Esse será o primeiro certame para efetivos desde 2018.
Assim como informado anteriormente, o novo concurso ARSESP deve ofertar quatro vagas imediatas. Dessas, três serão para Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos e uma para Analista de Suporte à Regulação. Ambos os cargos requerem nível superior completo e podem contemplar diferentes áreas de atuação, como:
De acordo com a Unidade Central de Recursos Humanos do estado de São Paulo, as remunerações podem variar conforme a classe do cargo. Os valores são:
Confira todos os valores:
Caso o novo edital siga os moldes do anterior, os candidatos poderão ser submetidos a duas fases de classificação. A primeira deve ser de prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha acerca de conhecimentos gerais e específicos do cargo escolhido.
Já a segunda etapa deve ser no formado de prova de redação. O tema proposto pode levar em consideração os conteúdos específicos da área pleiteada.
Existe ainda a possibilidade de outras fases serem incluídas, como prova de títulos. Mas isso dependerá do que for definido pelo órgão e também do perfil da banca organizadora escolhida.
A última seleção para efetivos da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo aconteceu em 2018, sob a organização da Fundação VUNESP. Na época, o concurso ARSESP ofereceu 46 vagas imediatas divididas entre os seguintes cargos:
As remunerações foram de R$ 5,2 mil e R$ 6,2 mil respectivamente. O certame foi aplicado por meio de duas etapas escritas de prova objetiva e prova de redação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade