Está autorizada a realização do concurso PC TO (Polícia Civil do Estado do Tocantins), pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que prevê a abertura de 452 vagas para diferentes carreiras, dentre imediatas e cadastro reserva. O edital está previsto para ser publicado ainda este ano, com provas e demais etapas para o começo de 2025.
Para dar prosseguimento na realização do novo certame, é provável que uma empresa seja contratada nos próximos dias para ser responsável pela organização e execução do concurso público.
Concurso PC TO: situação atual
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado, com abertura de 381 vagas imediatas e 71 oportunidades para formação de cadastro reserva, a serem distribuídas da seguinte forma:
- 154 vagas imediatas para o cargo de Agente de Polícia e 16 para cadastro de reserva;
- 98 vagas para Escrivão de Polícia e 16 para cadastro de reserva;
- 60 vagas para Delegado de Polícia e 9 para cadastro de reserva;
- 8 vagas para Agente de Necrotomia e 2 de cadastro de reserva;
- 21 para Papiloscopistas e 8 de cadastro de reserva;
- 40 para Peritos Oficiais e 20 de cadastro de reserva.
Não há mais detalhes sobre os requisitos ou remunerações, que deverão ser conhecidos no edital normativo de abertura. A medida tem como objetivo ampliar o número de profissionais para fortalecer a Polícia Civil do Estado.
"Agora, com o concurso autorizado, vamos encaminhar para a Secad [Secretaria de Estado da Administração] realizar as questões legais do edital, que deverá ser publicado em 30 dias. Após isso, acreditamos que a realização da prova e demais etapas devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025", disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.
Concurso PC TO: edital anterior
A Fundação Aroeira foi responsável por organizar e executar o concurso PC TO, que teve edital publicado em 2014, com 397 vagas de início imediato e 118 de cadastro reserva para os seguintes cargos:
- Agente de Polícia Civil: nível superior;
- Escrivão de Polícia Civil: nível superior;
- Papiloscopista: nível superior;
- Agente de Necrotomia: nível superior.
A remuneração era de R$ 4.150,10 para trabalhar em jornadas de 40 horas por semana. Na oportunidade os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Exame de habilidades e conhecimentos aferidos com a aplicação de provas objetivas, de natureza eliminatória e classificatória;
- Exames médicos, de caráter apenas eliminatório;
- Teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório;
- Exame psicológico, de caráter apenas eliminatório.
Provas objetivas
A fase inicial do concurso PM TO 2014 foi a aplicação de prova objetiva 80 questões. Conheça, a seguir, as disciplinas comuns a todos os cargos:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Informática;
- 10 questões de Conhecimentos Regional, História e Geografia do Estado do Tocantins;
- 10 questões de Noções de Direitos Humanos.
Concurso PC TO: como iniciar os estudos?
Uma boa dica de começar a estudar para o concurso público da Polícia Civil do Estado do Tocantins é conferindo o edital anterior e pegando os conteúdos que foram abordados na prova objetiva de conhecimentos gerais.
A partir dessas informações, monte um cronograma de estudos que contemple todo o conteúdo, incluindo tempo de fazer revisão e resolver questões. Assim que o novo edital for publicado será preciso ajustar os assuntos e seguir com a preparação.