O concurso TJ AC (Tribunal de Justiça do Acre) prepara-se para realizar um novo certame, com regulamento já publicado para o cargo de Juiz Substituto.
Com a comissão organizadora formada desde março de 2023, o processo está em fase de definição da banca examinadora, e espera-se que o edital seja divulgado em breve, oferecendo oportunidade para cargo de nível superior.
Situação atual do concurso TJ AC
O concurso do TJ AC está sendo amplamente aguardado após a aprovação da viabilidade do certame, que visa suprir a demanda crescente por servidores no tribunal.
A divulgação do regulamento publicado no site do Diário da Justiça Eletrônico, em 15 de outubro, edição 7.642, página 150, informa os detalhes mais importantes previstos no edital, como as etapas os requisitos, critérios de avaliação, salário e outras tratativas.
O edital será lançado em breve e os concurseiros já devem se preparar para um processo seletivo rigoroso e competitivo. Neste documento serão detalhadas as fases do processo, as datas das provas, bem como as cidades onde o certame será realizado.
A expectativa é de que a concorrência seja alta, dada a estabilidade e os benefícios oferecidos pelo TJ AC.
O que esperar do concurso previsto
Ainda que não tenham sido confirmadas todas as informações sobre vagas, espera-se que o concurso ofereça oportunidade para 35 vagas na Carreira da Magistratura para Juiz Substituto. A remuneração aprovada é de R$ 34.052,95.
Como critério, o candidato deverá ter nível superior em Direito e prática jurídica de ao menos três anos. E, para isso, também devem apresentar comprovante de aprovação no Exame Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM).
Conforme o regulamento, o concurso apresentará etapas eliminatórias e classificatórias, como:
- Primeira etapa: prova objetiva;
- Segunda etapa: duas provas escritas;
- Terceira etapa: sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
- Quarta etapa: prova oral;
- Quinta etapa: avaliação de títulos.
Estima-se que as inscrições terão uma duração mínima de 30 dias, e poderão ser feitas via internet no site da organizadora e divulgada pelo Tribunal de Justiça do Acre.
A título de preparação o candidato deve saber os critérios de desempate, já estabelecidos pelo regulamento e prevalecerá a ordem de notas:
- Das duas provas escritas somadas;
- Da prova oral;
- Da prova objetiva seletiva;
- Da prova de títulos;
- E, persistindo o empate, prevalecerá o candidato de maior idade.
Último concurso TJ AC
O último concurso do TJ AC foi realizado em 2019 e organizado pelo Vunesp. Ofertou 15 vagas para Juiz Substituto com remuneração de R$ 30.404,41.
Na ocasião, o certame teve reserva de vagas para candidatos PcD e para negros e foi dividido em várias etapas de avaliação, incluindo provas objetivas, discursivas, oral, prática, títulos, além de sindicância de vida pregressa, investigação social, avaliação psicológica.
A prova objetiva, que costuma ser bastante exigente, abrangeu disciplinas como Direito Constitucional, Direito Penal, Processo Civil e Direito Administrativo, entre outras.
O concurso TJ AC promete ser uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no serviço público, especialmente no setor judiciário. Fique atento às atualizações no portal do Concursos no Brasil para não perder nenhuma etapa dessa oportunidade.