A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) do município de Porto Alegre (POA), no estado do Rio Grande do Sul, deu um importante passo para o lançamento de seu novo edital. A pasta divulgou contrato da banca organizadora do concurso SMAP de Porto Alegre na última quinta-feira (29/08).
A empresa escolhida para elaborar as regras, etapas e cronograma, bem como executar todos os eventos do certame, foi a Fundação La Salle. O extrato de dispensa de licitação 315/2024 está disponível para acesso por meio do Diário Oficial de POA (DOPA), no caderno do Executivo, com assinatura do Secretário André Luis Barbosa.
Vale ressaltar que este concurso Secretaria de Administração de POA está sendo amplamente aguardado desde maio deste ano, quando a Comissão Organizadora foi formada. Confira a seguir o que já se sabe sobre essa seleção e o que pode acontecer.
Quais serão as vagas do concurso SMAP Porto Alegre?
A expectativa é de que sejam ofertadas oportunidades para o cargo de Agente de Serviços Técnicos e Operacionais, com vencimento básico em torno de R$ 2,7 mil mensais. Esse valor faz jus a jornadas de 40 horas de trabalho por semana. É possível que o órgão ainda ofereça pagamento de vale-alimentação.
De acordo com editais passados, o cargo do concurso SMAP de Porto Alegre pode cobrar os seguintes requisitos:
- Nível médio completo;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior;
- Experiência profissional de, pelo menos, quatro meses na área.
Todos esses detalhes devem ser confirmados no edital que pode ser lançado nas próximas semanas.
O que esperar do concurso Secretaria de Administração de POA?
Com a iminência do edital, espera-se que as etapas sejam realizadas ainda em 2024. Se o novo certame seguir o formato de outras seleções realizadas no âmbito da Prefeitura de Porto Alegre, deve ser aplicada etapa de prova objetiva, com questões de múltipla escolha acerca de conhecimentos gerais e específicos.
É possível que o concurso SMAP Porto Alegre cobre ainda uma avaliação de títulos, considerando tempo de experiência profissional na área de Serviços Técnicos e Operacionais. Também podem ser aceitos certificados de cursos, palestras e formações.
Último edital lançado
A última seleção específica para o cargo previsto foi um processo seletivo, realizado pela SMAP de Porto Alegre, para atuação na Defesa Civil em 2023. O edital oferecia 30 vagas de contratação temporária e aplicou apenas etapa de avaliação de títulos. O certame continuará válido até dia 28 de agosto do próximo ano.