Nesta última quarta-feira (28/8), o ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, confirmou o lançamento de um novo edital para servidores civis. O anúncio do concurso Ministério da Defesa foi dado durante a celebração de 25 anos da pasta.
De acordo com Múcio, foi realizado um estudo em parceria com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a criação de carreira civil da Defesa dentro do Ministério.
E a maneira de preencher os novos cargos seria realizando uma seleção pública, com o objetivo de aperfeiçoar o quadro de servidores, segundo ele.
“O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia”, disse.
Confira a seguir o que já foi anunciado e o que esperar da seleção para civis.
Situação atual
O novo concurso Ministério da Defesa está confirmado e pode ter seu edital publicado com cerca de 300 vagas. Esse quantitativo inicial será voltado para servidores civis, com o objetivo de já começar a liberar o militares cedidos pelas forças armadas que atuam na pasta.
“O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. […] Com a criação da carreira [civil], vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia”, afirmou José Múcio.
Desse modo, há uma expectativa de que as oportunidades sejam ofertadas para profissionais de nível superior nas funções de Assistentes, Analistas e Especialistas em Defesa. O ministro explicou que essa é uma das medidas pelas quais os ministros vem “lutando” nos últimos anos.
Segundo o ministro, os detalhes do certame serão definidos nos próximos 10 dias.
Vale ressaltar que, para a elaboração do edital, deve ser constituída uma Comissão Organizadora formada por membros do Ministério. Esse grupo de trabalho ficará responsável por decidir sobre as regras, requisitos e cronograma.
Além disso, também é tarefa da Comissão verificar a necessidade de uma banca organizadora para aplicação do concurso Ministério da Defesa. Nesse caso, será preciso conferir propostas de empresas especializadas por meio de processo seletivo.
Ministério da Defesa quer profissionais especializados
Em seu discurso no aniversário de 25 anos da pasta, José Múcio deixou clara a intenção de começar com 300 vagas que serão tanto para o Ministério da Defesa, como para o Sistema de Defesa Nacional. A decisão foi tomada ao longo das reuniões com o MGI neste ano de 2024.
No momento, esses cargos especializados estão sendo preenchidos por cerca de 250 militares emprestados do Exército, Marinha e Aeronáutica que, em sua maioria, estudaram e se formaram em defesa nas escolas das forças armadas.
A ideia, de acordo com o ministro, com o novo concurso Ministério da Defesa é preencher vagas com profissionais já habilitados.
“Então nós estamos dando oportunidade para os estudiosos vocacionados a estudar e opinar sobre defesa integrarem a cabeça pensante no Ministério da Defesa, pra gente não ter só uma visão militar, pra gente ter uma visão também da sociedade civil”, pontuou.
Atualmente, a pasta conta com pouco mais de 60 servidores vindos de concursos públicos.
Concurso Ministério da Defesa: vagas para civis
A confirmação no novo edital vai de encontro à solicitação de vagas enviada ao MGI em março de 2024. O pedido previa 3.741 oportunidades para as três Forças Armadas, 640 para o Hospital das Forças Armadas e 29 para o Ministério da Defesa.
O requerimento era para carreiras de:
- Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE);
- Plano de Cargos e Carreiras da Tecnologia Militar (PCCTM);
- Magistério Federal;
- Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT);
- Ciência e Tecnologia (C&T);
- Saúde (Médico, Especialista em Atividades Hospitalares e Técnico em Atividades Médico Hospitalares).
Cargos e remunerações
As oportunidades previstas para o concurso Ministério da Defesa devem ser de PGPE, nos cargos de Assistentes, Analistas e Especialistas de nível superior. As áreas específicas de atuação, porém, ainda não foram anunciadas.
Considerando os valores pagos às mesmas funções em outros ministérios e órgãos públicos brasileiros, é possível esperar remunerações que variam em torno de R$ 5,3 mil e R$ 22 mil.
O que esperar do concurso Ministério da Defesa?
O último edital da pasta foi um processo seletivo realizado sob a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), em abril deste ano. Foram ofertadas 60 vagas com lotação no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
Se o novo concurso Ministério da Defesa seguir o formato dessa seleção anterior, os candidatos podem esperar, pelo menos, duas etapas:
- Prova objetiva composta por questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito, Noções de Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos.
- Avaliação de títulos, considerando diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado, além de comprovantes de experiência profissional.
Esses e outros detalhes devem ser confirmados em breve pelo próprio órgão.