Conforme já havíamos anunciado no começo do ano, o concurso SEE PB (Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba), para 2.000 vagas, está cada vez mais próximo. O governador João Azevêdo reforçou, em entrevista recente, que o edital do Magistério sai “esse ano”.
Houve um certo atraso na publicação do regulamento, pois a expectativa existente era de que fosse lançado até abril de 2024. Outro detalhe é que, apesar de iminente, não está definida qual será a instituição organizadora.
Situação do concurso SEE PB
O concurso foi anunciado há um bom tempo pelo governador João Azevêdo, com previsão de 2 mil vagas, além de chamamentos feitos para a área técnica. Como já está autorizado e em fase de contratação da organizadora, resta aos candidatos continuar estudando.
A comissão desse concurso foi formada em junho de 2024. Vale ressaltar que a estimativa anterior era de que fossem autorizadas somente 1.000 vagas, quantitativo que foi duplicado posteriormente, por ato do governador.
Último edital
O último concurso público da SEE PB é de 2019, executado sob responsabilidade do Instituto AOCP. Houve a oferta de 1.000 vagas para profissionais de nível superior, distribuídas entre as seguintes ocupações:
- Professor de Educação Básica 3 – Artes;
- Professor de Educação Básica 3 – Biologia;
- Professor de Educação Básica 3 – Educação Física;
- Professor de Educação Básica 3 – Física;
- Professor de Educação Básica 3 – Geografia;
- Professor de Educação Básica 3 – História;
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Inglesa;
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Espanhola;
- Professor de Educação Básica 3 – Língua Portuguesa;
- Professor de Educação Básica 3 – Matemática;
- Professor de Educação Básica 3 – Sociologia;
- Professor de Educação Básica 3 – Filosofia;
- Professor de Educação Básica 3 – Química.
O vencimento inicial foi de R$ 2.110.12 para trabalhar em jornadas de 30 horas por semana.
Provas
O concurso SEE PB de 2019 teve provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, fase apenas classificatória.
A avaliação escrita teve 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre diversas matérias, variáveis por área docente, tais como: Legislação Básica em Educação, Conhecimentos e Conhecimentos Específicos.