Concursos

Concurso Fundaj foi autorizado; 20 vagas previstas

Concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) poderá ter edital publicado dentro dos próximos seis meses.

Está autorizada a realização do concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), conforme portaria divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A expectativa é que sejam abertas 20 vagas imediatas para profissionais de nível superior.

O último concurso público para a Fundação aconteceu em 2006, organizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco – FADE/UFPE.

Foram mais de 40 vagas para os cargos de Pesquisador Adjunto, Pesquisador Assistente e Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, em diversas especialidades. Os valores ofertados aos profissionais variaram entre R$ 2.578,28 e R$ 5.307,03.

Concurso Fundaj: 20 vagas autorizadas

Leia também

Foi divulgada a portaria MGI Nº 5.597, de 13 de agosto de 2024, com autorização do concurso Fundaj, nesta quarta-feira (14/08), no Diário Oficial da União.

Conforme o documento, serão 20 vagas para o cargo de Pesquisador, que exige nível superior de escolaridade. O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria autorizativa, ou seja, até 14 de fevereiro de 2025.

A responsabilidade para a realização do concurso público será da Fundação Joaquim Nabuco. O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital normativo e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.

Vale lembrar que em 2023 a Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj solicitou a autorização para abertura de 284 vagas imediatas, com 136 vagas de nível intermediário e 148 vagas de nível superior.

Conheça a Fundaj

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi criada no ano de 1949 por iniciativa legislativa do deputado Gilberto Freyre, tendo como patrono Joaquim Nabuco. Ela tem a finalidade de promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais nas regiões Norte e Nordeste do País.

A Fundação Joaquim Nabuco vem contribuindo para a construção do conhecimento científico, difusão cultural e formação nas referidas áreas. Ela atua em diversas dimensões estratégicas, para alcançar uma sociedade democrática, justa, igualitária e inclusiva.

A sede da fundação está no estado de Pernambuco, com atuação nas regiões Norte e Nordeste. Os seus valores compreendem o compromisso com as questões sociais, diversidade cultural, interdisciplinaridade, democratização do conhecimento e autonomia intelectual.