O Instituto Nacional do Semiárido, instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi contemplado com 19 vagas em um novo concurso público. Segundo do extrato de contrato nº 12/2024, o novo concurso INSA será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O documento que autoriza a seleção, assinado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, prevê a reposição de 55 vagas. Os outros órgãos do MCTI beneficiados com a medida foram: o INPP (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal), com sete vagas, e o MPEG (Museu Paraense Emílio Goeldi), com 29 vagas.
Vale lembrar que o INSA ofertou 13 vagas bem recentemente, por meio da realização do Concurso Público Nacional Unificado, que prossegue em andamento, com provas marcadas para o dia 18 de agosto de 2024. Todos os detalhes estão contidos no portal eletrônico do INSA.
Cargos do INSA
As 19 vagas autorizadas para o Instituto Nacional do Semiárido estão distribuídas entre os cargos de Pesquisador (10 vagas) e Tecnologista (nove vagas). O edital do concurso INSA trará os requisitos específicos de formação, mas é possível adiantar que se trata de ocupações de nível superior.
Os outros órgãos que citamos também preencherão vagas nessas mesmas ocupações. O prazo para a publicação de todos os editais será de até seis meses, ou seja, no máximo, até 14 de fevereiro de 2025.
Caso a publicação não aconteça no prazo esperado, a Portaria MGI 4.744 perderá seus efeitos. Consequentemente, ocorrerá o “cancelamento do atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público”.
A banca organizadora Cebraspe será responsável por desempenhar os serviços técnicos para organização e execução do certame, para preencher as vagas para os cargos de provimento efetivo.
Conforme o documento divulgado, a vigência da contratação ficou estabelecida entre 9 de setembro de 2024 a 8 de setembro de 2024, no valor de R$ 3.263.127,48.
O que é o INSA?
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), de acordo com as informações oficiais, é uma Unidade de Pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Foi criado em 2004 e sua finalidade primordial é
promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a integração dos polos socioeconômicos e ecossistemas estratégicos da região do Semiárido brasileiro, bem como realizar, executar e divulgar estudos e pesquisas na área de desenvolvimento científico e tecnológico para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável da região.
Entre as áreas de pesquisa que fazem parte da sua atuação, o INSA relaciona as seguintes: biodiversidade; ciência e tecnologia de alimentos; desertificação e agroecologia; energia; gestão da informação e do conhecimento; inovação, recursos hídricos; sistemas de produção animal e vegetal; solos e mineralogia.