Se você espera por um novo concurso Fortaleza, no estado do Ceará, pode ter chegado o momento. É que foi publicada a Portaria Conjunta nº 0001/2024, que é o passo inicial para a publicação de novos editais importantes no âmbito municipal.
O documento instituiu os membros para compor a Comissão Especial incumbida de realizar os concursos públicos para provimento de cargos efetivos em três órgãos, a saber:
- Procuradoria Geral do Município – PGM;
- Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza – ACFOR; e
- Controladoria e Ouvidoria Geral do Município – CGM.
Previsão de edital
A Portaria Conjunta nº 001/20224, como dissemos, é somente o ponto de partida para que esses concursos em Fortaleza comecem a sair do papel. Por isso, não há, nesse momento da tramitação, a menor previsão de data para a publicação dos editais.
Uma das justificativas apresentadas é “a necessidade de otimizar os atos necessários à realização do concurso público”. Caberá ao Presidente desse grupo de trabalho:
coordenar as reuniões e as atividades necessárias ao bom andamento do concurso, podendo requisitar para assessorá-lo(a) em suas reuniões e deliberações, ou para acompanhar a implementação de ações aprovadas pelo colegiado, qualquer servidor ou colaborador de outros setores da PGM, CGM, ACFOR e SEPOG, bem como consultar especialistas da área.
A Comissão é formada por servidores públicos que representarão os respectivos órgãos envolvidos, além da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG.
Concurso ACFOR
Sobre o concurso ACFOR, houve uma atualização do seu andamento, publicada no Diário Oficial do Município, edição de 28/08/2024. Trata-se de uma reunião do Conselho Administrativo, que trata da aprovação do certame, a ser organizado pelo IMPARH.
Também foram discutidas as etapas de seleção, a saber: prova objetiva, prova de títulos, procedimento de heteroidentificação e avaliação psicossocial.
O que fará a Comissão
O grupo de trabalho será responsável por coordenar, supervisionar, orientar e acompanhar o processamento de todas as fases do concurso público. Isso incluirá, segundo a Portaria Conjunta, desde a etapa preparatória até a divulgação do resultado final e homologação.
Além disso, os servidores designados poderão prestar todo o tipo de esclarecimentos que forem necessários aos órgãos públicos e demais entidades, sempre que forem requisitados para isso. Receberão, para tanto, a assessoria da organizadora que for contratada.
Tão logo os concursos PGM, CGM, ACFOR forem homologados, a Comissão Organizadora será automaticamente extinta. Para obter detalhes, visite a edição de 13 de agosto do Diário Oficial de Fortaleza.