Boa notícia para os concurseiros! A publicação do edital do concurso MP MG (Ministério Público de Minas Gerais) deverá ocorrer neste sábado (10/8). A informação foi confirmada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares, em sua rede social.
Conforme o contrato de prestação de serviços n.º19.16.0747.0061967/2024-73, disponível no site do MP MG, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi definido como banca organizadora do certame.
O IBGP será responsável pela execução de todas as etapas, inclusive as avaliações, que compreendem uma prova objetiva e quatro provas escritas. O início das inscrições se dará no primeiro dia útil após a publicação do edital.
Vagas previstas
O certame visa preencher 70 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, de acordo com o Termo de Referência, embora o número exato de vagas ainda não tenha sido divulgado oficialmente.
Para concorrer à função, é necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de experiência profissional na área jurídica.
Provas
Com base no último edital, espera-se que os candidatos sejam avaliados em até cinco etapas. A primeira etapa consiste em uma prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha. As questões serão distribuídas em quatro grupos temáticos, com 20 questões para cada.
A segunda etapa compreende quatro provas escritas especializadas, também de caráter eliminatório e classificatório. A terceira etapa, de caráter subsidiário, engloba a sindicância da vida pregressa e investigação social, o exame de higidez física e mental, e o exame psicotécnico.
A quarta etapa é composta por quatro provas orais, com caráter eliminatório e classificatório. Por fim, a quinta etapa consiste na avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Último concurso
O último concurso MP MG foi realizado em 2023, ofertando 75 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) ficou responsável pela organização da seleção.
O certame também foi dividido em diversas etapas: prova preambular, provas especializadas, exame psicotécnico, exames de saúde, provas orais e avaliação de títulos. O salário inicial para o cargo era de R$ 32.228,69.
Para concorrer, era necessário possuir diploma de bacharel em Direito, comprovar três anos de experiência profissional na área jurídica, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens), além de comprovar idoneidade moral, aptidão física e mental.