Concurso ANP ofertará 132 vagas, edital previsto

Mais um edital previsto, agora para o concurso ANP com 132 vagas imediatas. O concurso aguarda a aprovação. Saiba mais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) protocolou um pedido ao Ministério da Gestão e Inovação para a realização do concurso ANP. O futuro edital visa preencher 132 vagas distribuídas entre os cargos de Especialista, Analista e Técnico, essenciais para reforçar seu quadro de funcionários.

continua depois da publicidade

A necessidade de um novo concurso público é urgente. Atualmente, a agência enfrenta uma vacância significativa em seu quadro de funcionários, com 132 cargos vagos, representando mais de 16% dos 780 cargos previstos em lei.

Embora a ANP tenha solicitado o concurso, a realização efetiva depende da autorização do Ministério da Gestão e Inovação. Uma vez recebida a autorização, a ANP iniciará o processo de contratação da banca examinadora.

Concurso ANP: atualizações

Leia também

O concurso ANP é aguardado com grande expectativa e pretende preencher as 132 vagas solicitadas, por meio de ofício emitido em maio de 2024 e que estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural: 59 vagas;
  • Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural: 21 vagas;
  • Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural: 13 vagas;
  • Analista Administrativo: 25 vagas;
  • Técnico Administrativo: 14 vagas.

Com a recente sanção do reajuste salarial para os servidores do executivo federal, as remunerações podem chegar a R$ 16.413,35, além da previsão de benefícios.

continua depois da publicidade

Veja como foi o último concurso

O último concurso da ANP foi realizado em 2015, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio. Naquela ocasião, foram ofertadas 34 vagas para os cargos de Técnico em Regulação de Petróleo e Técnico Administrativo, ambos exigindo nível médio.

As provas objetivas e de redação dissertativo-argumentativa foram aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal. As provas objetivas do concurso de 2015 foram compostas por 60 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos.

Entre as disciplinas abordadas estavam:

  • Língua portuguesa;
  • Língua inglesa;
  • Noções de informática;
  • Direito administrativo;
  • Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Estrutura da Indústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
  • Noções de Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera.

Conhece o trabalho da ANP?

A ANP foi criada em 1997, com o objetivo de regular, contratar e fiscalizar as atividades econômicas do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil.

Sua missão é garantir o abastecimento de combustíveis no país, promover a competição no setor e proteger os interesses dos consumidores e do meio ambiente.

A agência desempenha um papel crucial na regulação de um dos setores mais estratégicos da economia brasileira, influenciando diretamente a segurança energética e o desenvolvimento sustentável.

Os interessados devem ficar atentos às próximas etapas e à autorização oficial do Ministério da Gestão e Inovação para o início do certame. Não perca as atualizações no site do Concursos no Brasil e bons estudos.

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
TRF 2ª Região 30
ICMBio 98
IPHAN 31
AgSUS 130
TRE TO Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade