O Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais (TJMG) pode realizar uma nova seleção para servidores efetivos ainda em 2024. Isso porque o concurso TJMG já tem banca organizadora definida e teve o seu pedido de edital reforçado em julho deste ano. O número de vagas, porém, ainda não foi confirmado.
A equipe do Concursos no Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão para saber mais detalhes. Mas, até o fechamento desta matéria, não obteve nenhuma resposta. Contudo, algumas informações preliminares já haviam sido divulgadas e você pode conferir tudo abaixo.
Qual é a banca do concurso TJMG?
O Tribunal de Justiça confirmou que a banca organizadora contratada para cuidar do novo edital será a MS Concursos. O anúncio foi realizado há mais de um ano, em abril de 2023. A empresa, que tem sede em Campo Grande (MS), trabalha na área de aplicação de concursos e processos seletivos desde 2007 e já organizou certames de outros Tribunais, entre eles:
- Tribunal de Justiça do Distrito Federal;
- Tribunal Regional do Trabalho 9 Região;
- Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás;
- Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina;
- Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
- Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.
Andamento do edital 2024
De acordo com o Tribunal, o novo concurso TJMG está com edital em processo de construção. Essa informação foi repassada em reunião com os Sindicatos no final de fevereiro de 2024, cerca de três meses após a constituição de Comissão Examinadora. Esse grupo de trabalho tem como objetivo definir as etapas e outras regras do certame, bem como o cronograma.
Esses detalhes são repassados à banca organizadora que fica com a responsabilidade de publicar o edital e aplicar todas as etapas. No entanto, a Comissão acabou sendo alterada em março de 2024, atrasando um pouco mais a publicação do concurso TJMG. Sem nenhuma novidade desde então, a expectativa é de que o edital saia neste segundo semestre.
Seguindo uma linha do tempo, o que aconteceu até agora foi:
- 2022 – previsão do edital no Orçamento 2023;
- Abril de 2023 – contratação da MS Concursos como banca;
- Julho de 2023 – processo de elaboração do edital;
- Novembro de 2023 – formação da Comissão Examinadora;
- Fevereiro de 2024 – reunião com os Sindicados e confirmação da construção do edital;
- Março de 2024 – alteração na Comissão Examinadora.
Sindicatos cobram edital TJMG 2024
O Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (SERJUSMIG) e o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância (SINJUS-MG) voltaram a se manifestar em prol de um novo certame há cerca de um mês. No início de julho de 2024, as entidades encaminharam ofício ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais cobrando o concurso TJMG.
No documento, os Sindicatos chamam a atenção do presidente do TJ para a necessidade de priorizar as servidoras e servidores do órgão. Junto com várias outras reivindicações para a melhoria do trabalho, as instituições solicitaram:
- Homologação do concurso realizado em 2022;
- Publicação de novo edital para Oficiais.
O SERJUSMIG e o SINJUS-MG ainda garantiram sua participação no processo de construção do Orçamento do TJMG para 2025, como forma de auxiliar na implementação das exigências feitas.
O que esperar do concurso TJMG?
O ofício enviado pelos Sindicatos solicita a abertura de edital para Oficial Judiciário, nas especialidades de Oficial Judiciários e Comissão da Infância e Juventude. Sendo assim, pode-se esperar que as vagas a serem ofertadas sejam todas para esse cargo, que exige nível médio de escolaridade.
Vale ressaltar que o concurso TJMG de 2022 também ofertou oportunidades para Oficiais e, na época, a remuneração ficava em torno de R$ 3,2 mil. Para 2024/2025, esse valor pode ser corrigido considerando as atualizações das planilhas salariais.
O novo número de vagas, no entanto, só será confirmado com o lançamento do edital, que deve seguir o modelo do certame anterior. Ou seja, poderá ser composto por etapa única de prova objetiva composta por questões de múltipla escolha. A expectativa é de que sejam cobrados assuntos de:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico; e
- Conhecimentos Específicos.
As avaliações devem ser aplicadas em diferentes cidades de Minas Gerais, visando preencher cargos em comarcas por todo o estado.