O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte prossegue aguardando a realização de um novo processo de seleção pública que possa repor seu Quadro de Servidores. A expectativa pelo concurso DETRAN RN cresceu a partir de fevereiro de 2020, por conta da criação da Comissão de acompanhamento.
Mas outros movimentos concretos rumo à realização do concurso, nos últimos quatro anos, não foram suficientemente significativos. Apesar da proposta de reposição de vagas constar do Plano Plurianual (PPA) do estado, para o quadriênio 2024-2027, ainda não há previsão oficial do lançamento do edital.
Previsão de edital
Em julho de 2023, quando foi deflagrada a greve dos seus servidores, o DETRAN RN esclareceu oficialmente qual era, na ocasião, a real situação do futuro concurso público:
Desde os primeiros meses de 2023, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Administração e o DETRAN/RN, vem recebendo a representação classista da categoria, porém direciona o início das negociações no mês de agosto, após a conclusão de acordo com o Ministério Público de Conta para realização de um amplo concurso público destinado aos órgãos do governo, inclusive para o DETRAN/RN, nesse sentido, caminhando para atender mais um pleito da categoria.
Mais recentemente, na reunião do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) com o Governo do RN, ocorrida em 5 de julho de 2024, foi novamente cobrada a realização de concursos para diversos órgãos estatais, e não apenas para o DETRAN.
Já numa outra nota do SINAI, publicada em 10 de junho de 2024, foi destacada uma preocupante estatística: no órgão, há apenas 47% de servidores efetivos, o que contribui para a “ingerência externa e fragiliza o combate à corrupção”. Por isso, foi cobrada a “realização imediata de concurso público”.
A verdade é que não há ainda previsão exata de todos esses concursos porque o problema do estado do Rio Grande do Norte é de ordem financeira. Em junho de 2023, o Governo do RN informou que o estado “não tem capacidade financeira para nomear, nos próximos anos, a demanda atualmente necessária”.
Mesmo assim, existe expectativa de que os anos de 2024 e 2025 sejam promissores e que, até lá, novos editais sejam lançados. Está em curso um diálogo entre as instituições da Administração para que esse amplo concurso público seja concretizado.
Último edital
O último concurso DETRAN RN ofertou um total de 285 vagas, sendo 22 vagas reservadas a candidatos com deficiência, nas áreas de níveis médio, técnico e superior. Ocorrido no ano de 2010, o evento foi executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As oportunidades foram para Assessor Técnico nas áreas:
- Administrativa;
- Administrativa – Gerenciamento de Recursos Humanos;
- Arquitetura;
- Comunicação – Relações Públicas;
- Comunicação – Jornalismo;
- Contabilidade;
- Economia;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Estatística;
- Informática – Gerenciamento de Projetos;
- Informática – Administração de Bancos de Dados;
- Informática – Administração de Redes;
- Informática – Análise de Sistemas;
- Medicina;
- Educação – Pedagogia;
- Educação – Letras;
- Psicologia – Avaliação Psicológica;
- Psicologia – Administrativa.
Também houve chances para cargos de níveis médio e técnico, envolvendo áreas como:
- Programador – Informática;
- Analista de Suporte – Informática;
- Assistente Técnico – Administrativa;
- Assistente Técnico – Construção Civil;
- Assistente Técnico – Eletrotécnica;
- Eletricista;
- Inspeção Veicular; e
- Emplacamento de Veículos.