Um novo edital do concurso DPE SC (Defensoria Pública do estado de Santa Catarina) poderá ser divulgado em breve. As oportunidades serão destinadas a profissionais com grau de escolaridade superior. A banca organizadora já foi definida e o certame pode ter o documento regulatório divulgado no segundo semestre de 2024.
Esse é um momento importante para dar atenção à sua preparação. Neste artigo você confere como organizar os estudos para melhorar seu desempenho. Além disso, temos um banco com questões para treinar os conhecimentos.
Concurso DPE SC: situação atual
A resolução nº 127, de 1º de dezembro de 2023, foi publicada com a aprovação do regulamento para o IV concurso público para ingresso na carreira de Defensora e Defensor Público do Estado de Santa Catarina. O cargo exige, como requisito básico, nível superior em direito.
De acordo com o documento, o concurso público terá vigência por dois anos, com possibilidade de prorrogação uma vez e por igual período. A banca organizadora Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) foi definida com base em dispensa de licitação.
O valor previsto como taxa de participação será R$ 300,00. Confira o contrato celebrado entre as partes neste endereço eletrônico. Os detalhes sobre o novo concurso, como a quantidade de vagas e remuneração, serão disponibilizados apenas com a publicação do edital no site da banca organizadora.
Novo concurso DPE SC: etapas previstas
Conforme a resolução divulgada, os candidatos do novo concurso DPE SC serão avaliados com base nas seguintes fases:
- Prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas discursivas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Concurso DPE SC: edital anterior
O último concurso público da Defensoria Pública do estado de Santa Catarina teve edital publicado em 2021, com abertura de quatro vagas para a carreira de Defensor(a) Público(a), além de formar cadastro reserva. Conheça alguns requisitos básicos cobrados no referido edital:
- Ter concluído o curso de bacharelado em Direito, em escola oficial ou reconhecida;
- Contar, na data da posse, com três anos, no mínimo, de atividade jurídica, nos termos previstos em edital.
A seleção foi organizada e executada sob responsabilidade da banca Fundação Carlos Chagas. O subsídio ofertado aos profissionais era de R$ 15.820,85, contando ainda com auxílio-alimentação e indenização pela utilização de veículo próprio. A contratação dos profissionais se deu pelo regime jurídico de trabalho estatutário.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas, oral e de títulos. Ou seja, as mesmas previstas para o novo certame. Por isso, leia o edital anterior, por meio deste link da banca, e confira quais os conteúdos foram abordados. A partir do documento, será possível montar um cronograma para sua preparação.