Foram publicados dois novos editais do processo seletivo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Dessa vez, serão preenchidas 119 vagas, dentre imediatas e cadastro reserva, com profissionais de nível fundamental incompleto. A lotação se dará no Distrito Federal e no estado de Rondônia.
O processo seletivo simplificado terá validade por um ano, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses. Já a contratação se dará por seis ou 24 meses, conforme o edital em disputa.
Processo seletivo ICMBio: conheça as vagas
A seguir, conheça as oportunidades disponíveis de nível fundamental incompleto:
- Edital NGI Descoberto-Brasília: vagas para Agente Temporário Ambiental na área de prevenção e combate a incêndios, como brigadistas ou chefes de esquadrão.
- Edital do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Guajará-Mirim: vagas para Agentes Temporários Ambientais na área de Gestão de Unidade de Conservação.
Aqueles que forem contratados terão direito a um salário mínimo (R$ 1.412,00) ou um salário mínimo e meio (R$ 2.118,00), além de auxílios legais.
Veja como participar
As inscrições devem ser realizadas de maneira presencial nos seguintes prazos e endereços:
- Edital NGI Descoberto-Brasília: na Sede da Floresta Nacional de Brasília, BR 070, KM 01, Taguatinga–DF, até o dia 25 de julho de 2024, com atendimento das 9h às 16h.
- Edital do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Guajará-Mirim: na sede, localizada na Avenida dos Seringueiros, 1343, 10 de abril, Guajará-Mirim/RO, ou na sede Administrativa do PARNA Serra da Cutia no Distrito de Surpresa, Av. São Judas Tadeu, S/N. As solicitações devem ser realizadas de 7 e 8 de agosto de 2024, das 8h às 18h.
Não haverá cobrança de taxa de participação. Nos links informados anteriormente, é possível localizar os respectivos editais.
Seleção dos candidatos
Os candidatos inscritos no edital NGI Descoberto-Brasília serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).
Depois, os aprovados e convocados deverão participar Curso de Formação de Brigadas em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Já os inscritos no edital do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Guajará-Mirim serão avaliados a partir da análise curricular, com pontuação sobre cursos, tempo de trabalho, formação, aptidões, dentre outras características da formação profissional do candidato.