Concursos

Concurso Embrapa 2024: banca definida; mais de mil vagas

Concurso Embrapa terá edital organizado por banca bastante conhecida entre os concurseiros. Ao todo, serão ofertadas 1.033 vagas efetivas. Saiba mais.

Concurso Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está mais perto do que imaginávamos. Conforme extrato de dispensa de licitação, o novo edital de abertura já tem banca organizadora. A empresa escolhida foi o Cebraspe, bastante conhecida entre concurseiros.

O documento foi divulgado ainda nesta segunda-feira, 15/7, especificamente por meio do Diário Oficial da União. Em linhas gerais, a ideia do certame é de repor vacâncias em cargos efetivos do quadro de pessoal. Ao todo, serão contempladas 1.033 vagas para diferentes funções.

Com a contratação da banca, o lançamento do edital de abertura se torna iminente. Existe a expectativa de que as regras sejam anunciadas ainda neste ano. Você confere mais detalhes preliminares a respeito do concurso Embrapa ao longo de nossa matéria. Fique por dentro.

Aproveite a visita e, claro, não deixe de se preparar com antecedência por meio de nossos simulados gratuitos. São inúmeras questões que já caíram em provas anteriores. Você pode filtrar por cargos, níveis de escolaridade e até disciplinas. Comece sua preparação o quanto antes.

Leia também

O que falta para o lançamento do edital?

Com a banca anunciada, podemos notar que os trâmites iniciais estão encaminhados. O Cebraspe ficará responsável pela elaboração do edital de abertura, que pode sair ainda neste mês. Lembrando que a empresa contratada é conhecida por aplicar o método Cespe de avaliações.

Ou seja, não existem necessariamente múltiplas questões objetivas. Os candidatos precisam marcar os itens como C de certo ou E de errado, sendo que uma alternativa incorreta anula outra certa. Ainda não existem informações específicas sobre as etapas oficiais do novo concurso.

Cargos no concurso Embrapa

Ao que tudo indica, haverá oferta de vagas efetivas para as carreiras de Assistente, Técnico, Analista e Pesquisador. Os requisitos para o primeiro cargo depende da classe correspondente, mas geralmente os candidatos precisam ter o nível fundamental ou médio de ensino.

Já a função de Técnico do Embrapa exige nível médio de escolaridade. Enquanto aos demais (Analista e Pesquisador), será possivelmente necessário ter graduação concluída, além de outras exigências complementares, a depender do que for anunciado no edital de abertura.

As remunerações também variam conforme o cargo a ser pleiteado no concurso Embrapa. Geralmente, os ganhos mensais vão de R$ 2,1 mil a R$ 12,8 mil. O órgão deverá anunciar mais informações em breve, possivelmente no decorrer dos próximos meses.