Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Saúde, a resolução SES nº 3.344/2024. O documento oficializa a utilização do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) no concurso SES RJ.
Em específico, institui o grupo de trabalho para levantamento prévio de informações, padronização de diretrizes, metodologia e cronograma. Assim, será possível orientar os estudos técnicos do DFT a serem realizados na secretaria e outras entidades vinculadas.
Entenda mais a seguir.
O que muda com essa resolução?
Com a instituição de um grupo de trabalho para aplicação do DFT, a Secretaria de Estado de Saúde e outros órgãos apontados no documento serão submetidos a análises minuciosas.
Posteriormente, os dados obtidos através dessas análises vão auxiliar no desenvolvimento do edital de abertura do concurso.
Isso porque o DFT auxilia na identificação das necessidades específicas de pessoal dentro das instituições e órgãos públicos, por meio de uma pesquisa aprofundada nas equipes.
Com isso, fica mais fácil calcular o número de vagas imediatas necessárias e dimensionar o cadastro de reserva.
Além disso, é um mecanismo importante para pensar em eficiência e efetividade das contratações. Uma vez que o DFT não foca somente na quantidade, mas também na qualidade das seleções de novos funcionários, é possível pensar também nos parâmetros de produtividade.
Alguns dos fatores considerados por essa política são:
- Demanda de trabalho;
- Carga horária de trabalho;
- Produtividade dos funcionários;
- Ferramentas e métodos de trabalho.
A previsão é que as primeiras orientações sejam publicadas dentro do prazo de 45 dias, com os resultados iniciais obtidos pelo grupo de trabalho.
O que se sabe sobre o concurso?
O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recomendou ao governo do estado que seja aplicado um novo estudo para identificar as carências de contratação ainda em 2024.
No entanto, a solicitação feita pela instituição foi de que o concurso público aconteça somente em 2025.
Acima de tudo, o novo processo deve ser realizado com foco na melhoria da assistência à saúde da população. Como referência, o último concurso SES RJ aconteceu em 2010.
Com base nesse último certame, tem-se a previsão de salários a partir de R$ 4.200,00, mas também considerando os adicionais de benefícios dos cargos. Até o momento, não foi confirmado nenhuma informação relativa sobre banca organizadora.
Com a nova resolução, o exame está na etapa de pesquisa e estudo interno a fim de mapear a situação do quadro de funcionários. A partir dessas informações é possível desenvolver um plano de cargos para o concurso público.