Nesta quarta-feira, 03 de julho de 2024, os representantes de sindicatos se reuniram com o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Na oportunidade, aproveitaram para cobrar, dentre outras demandas, a realização de novo concurso TJ MG.
Também foram pautas da reunião discussões as condições dignas de trabalho, benefícios, convocação dos aprovados no último concurso público, indenizações e carreira. Vale salientar que o certame anterior do TJ MG continua vigente e formou cadastro reserva.
Concurso TJ MG: novo certame é solicitado por sindicato
Os representantes dos Sindicatos (SERJUSMIG, SINJUS-MG e SINDOJUS-MG) se reuniram com o novo presidente do TJMG e cobraram alguns tópicos, dentre os quais estão:
- Auxílio-saúde;
- Indenização dos plantões judiciais;
- Teto remuneratório;
- Indenização de férias-prêmio;
- Indenização de férias regulamentares;
- Remoção;
- Concurso público;
- Carreira;
- Auxílio-creche;
- Auxílio-transporte proporcional;
- Adicional de Periculosidade;
- Teletrabalho.
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior informou que ainda seria prematuro dar um posicionamento sobre qualquer uma das solicitações, uma vez que assumiu o cargo há poucos dias. Dessa maneira, garantiu que ainda no mês de julho outra reunião seria marcada para tratar com mais propriedade dos assuntos.
Ainda sobre um novo concurso TJ MG, a solicitação dos sindicatos é para abertura de vagas junto ao cargo de Oficial Judiciário, nas especialidades de Oficial Judiciário e Comissário da Infância e Juventude. Esse cargo, de acordo com o último edital, exige nível médio completo.
Concurso TJ MG: quando aconteceu o último certame?
O último concurso TJ MG teve edital publicado em 2022, com objetivo de preencher 284 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva. As oportunidades eram destinadas a profissionais com níveis médio, técnico e superior, e a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.
Os vencimentos ofertados aos profissionais variavam de R$ 3.264,98 a R$ 5.113,09, com oportunidades para Assistente Técnico de Controle Financeiro, Oficial de Justiça e Analista (diversas especialidades).
Na oportunidade, todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, compostas por:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos Específicos;
- Raciocínio Lógico;
- Inglês Técnico.
Também houve prova discursiva para os candidatos às vagas de nível superior. Para começar sua preparação do novo concurso TJ MG, é importante conferir os assuntos cobrados no último edital.