A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) publicou dois editais para admissão aos Cursos de Formação de Oficiais 2024. O concurso Exército oferece 210 vagas imediatas para profissionais de nível superior em diferentes áreas de atuação.
Serão aplicadas diferentes etapas para selecionar os candidatos. A organização e execução do certame está sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).
Concurso Exército: vagas na EsFCEx
O primeiro edital oferece três vagas para o Quadro de Capelães, sendo duas de Padre Católico e uma de Pastor Evangélico. Os candidatos a essas funções devem comprovar, pelo menos, três anos de atividades pastorais. O documento informa que há ainda outras 44 vagas para o Quadro de Oficiais, com formação de nível superior nas áreas de:
- Administração;
- Ciências Contábeis;
- Comunicação Social (Jornalismo);
- Direito;
- Enfermagem;
- Estatística;
- Informática;
- Pedagogia;
- Veterinária;
- Magistério Biologia;
- Magistério Espanhol;
- Magistério Geografia;
- Magistério História;
- Magistério Inglês;
- Magistério Matemática;
- Magistério Português;
- Magistério Química;
- Magistério Física.
Já o segundo edital do concurso Exército oferece 162 vagas para o Quadro de Oficiais em Serviço de Saúde. As oportunidades estão divididas assim:
- Médico sem especialidade: 41 vagas;
- Médico Especialista: 111 vagas (Anestesiologia, Cancerologia/Oncologia, Cardiologia, Cardiologia Intervencionista – Hemodinâmica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia de Mão, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Mastologia, Medicina da Família – Saúde da Família, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatalogia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, Urologia);
- Farmacêutico: 5 vagas;
- Dentista: 6 vagas (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística Restauradora, Ortodontia e Ortopedia Facial, Periodontia, Prótese Dental).
Concurso Exército: como fazer sua inscrição
Ambos os documentos informam que as inscrições terão início às 10h do dia 1º de abril e poderão ser realizadas até as 15h do dia 14 de junho de 2024. O período segue o horário oficial de Brasília. Para participar do concurso Exército, os interessados deverão:
- Acessar o site da EsCFEx;
- Preencher a ficha de inscrição;
- Efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 150,00.
De acordo com os editais, poderão ficar isentos do custo de inscrição quem for doador de medula óssea ou pertencer à família registrada no CadÚnico.
Concurso Exército: quais serão as etapas
Os dois editais informam a aplicação de cinco fases, sendo a primeira um exame intelectual (EI) a ser aplicado no dia 14 de julho de 2024 (data provável). A prova deve acontecer no período da manhã, com duração máxima de quatro horas. Os candidatos do concurso Exército responderão questões de:
- Língua Portuguesa, História do Brasil e Geografia do Brasil (apenas para candidatos do primeiro edital);
- Assuntos básicos de Medicina (apenas para Médicos do segundo edital);
- Assuntos básicos de Farmácia (apenas para Farmacêuticos do segundo edital);
- Assuntos básicos de Odontologia (apenas para Dentistas do segundo edital);
- Conhecimentos Específicos.
Os aprovados no EI serão convocados para a segunda etapa, no formato de inspeção de saúde (IS), composta por uma bateria de exames. Depois disso, será aplicado o exame de aptidão física (EAF), em que os participantes do concurso Exército deverão se apresentar vestindo roupas esportivas para realizar:
- Corrida de 12 minutos;
- Flexão de braços sobre o solo;
- Abdominal supra.
A quarta fase será uma avaliação psicológica realizada por meio de um exame que irá avaliar se o candidato cumpre os requisitos cognitivos, comportamentais e de interações sociais necessários.
Aqueles que forem aprovados em todas as etapas anteriores serão submetidos a uma revisão médica e comprovação de requisitos para verificar se houve alguma alteração na saúde do candidato e se ele cumpre com os critérios exigidos em edital. Somente então será possível realizar a matrícula no respectivo Curso de Formação de Oficiais, que deve ser iniciado no primeiro semestre de 2025.
Mais informações
Todos os detalhes estão disponíveis nos editais do concurso Exército EsFCEx, que foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). Basta clicar nos links abaixo:
Quem precisar de mais informações ou quiser tirar dúvidas deve entrar em contato com a VUNESP pelo telefone (11) 3874-6300. O atendimento aos candidatos acontece em dias úteis das 8h às 18h.