A Receita Federal pagará o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda ainda neste mês de setembro. De acordo com o que geralmente ocorre, a consulta será possivelmente liberada um mês antes dos depósitos, ou seja, no dia 22/9.
Em nossa matéria, você confere a data de liberação do último lote, além do passo a passo para fazer a consulta do valor. Também vamos explicar como é possível verificar se a sua declaração caiu na malha fina deste ano.
Compartilhe a matéria com amigos e familiares que ainda não receber o dinheiro e aguardam a restituição do Imposto de Renda. Ah, e não se esqueça de conferir, também, outros conteúdos que já foram publicados aqui em nosso site.
Além de Imposto de Renda, também elaboramos textos sobre economia, dicas de estudo para os concurseiros que estão se preparando para provas e tópicos relacionados com conhecimentos gerais.
Temos, inclusive, uma página com inúmeros simulados que você pode fazer para testar os seus conhecimentos. Afinal, a preparação antecipada para concursos públicos é crucial para obter os resultados esperados e sair na frente da concorrência.
Consulta do último lote da restituição e data de pagamento
Ao todo, a Receita Federal já pagou R$ 31,2 bilhões nos quatro lotes anteriores da restituição do Imposto de Renda. A próxima e última rodada de repasses deverá ocorrer no dia 29 de setembro de 2023 para aqueles que ainda não receber o valor correspondente no ano.
Geralmente, a consulta é aberta na semana anterior à da liberação do pagamento. Ela pode ser feita diretamente no site oficial do governo. Bastar seguir o passo a passo:
- Acesse o portal do GOV.BR;
- Vá até a página “Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF)”;
- Clique no botão esverdeado “Iniciar”, que está localizado no lado direito da tela;
- Insira os números do seu CPF, além da data de nascimento;
- Selecione 2023 na parte de “Exercício”;
- Clique em “Sou humano” e, depois, em consultar;
- Aparecerá a tela de consulta com o número do lote em que você foi contemplado, além do valor correspondente da restituição. A página também mostrará para onde o seu dinheiro será depositado.
Como saber se cai na malha fina?
De acordo com o governo federal, você pode consultar a sua situação por meio do site ou aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O app está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”, informa o portal GOV.BR.