IBGE abre 15 mil vagas para recenseadores: inscrições prorrogadas

Processo seletivo IBGE conta com oportunidades imediatas e temporárias para nível fundamental completo. Seleção simplificada acontece via pontuação por escolaridade.

Segue em andamento o processo seletivo IBGE, que prorroga o prazo de inscrições para interessados em uma das 15 mil vagas destinadas a recenseadores. Aberto em 19 estados, o cargo requer ensino fundamental completo.

continua depois da publicidade

As oportunidades estão distribuídas entre Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os profissionais cumprirão jornada mínima de 25 horas semanais, conforme edital nº 14/2022. O documento não informa a remuneração, mas disponibiliza um simulador de cálculo no qual basta inserir nome do município e carga horária para saber o valor estimado.

IBGE: inscrições gratuitas e presenciais

Leia também

Interessados terão até 3 de agosto de 2022 para se inscrever, conforme o comunicado de alteração do cronograma divulgado pelo IBGE. A candidatura deve ser feita diretamente em um dos postos relacionados no anexo I do documento completo, com a entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido.

continua depois da publicidade

“Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação”, pontua o edital. Documentação original ou fotocópia autenticada serão exigidas no momento da contratação.

Edital IBGE: vagas, ganhos e requisitos

“A jornada de trabalho estipulada para a função de Recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento”, afirma o documento, que destaca também a necessidade de comparecimento do profissional ao posto de coleta nos dias e nos horários estipulados.

continua depois da publicidade

Entre as 15 mil vagas temporárias, 3.157 são destinadas a candidatos negros e 1.022 a pessoas com deficiência (PcD). O único pré-requisito para concorrer é ter concluído o ensino fundamental.

As remunerações não são informadas no edital, já que o valor é contabilizado de acordo com a produtividade e o setor censitário. Para saber o salário a receber em caso de contratação, é possível acessar o simulador do IBGE, ferramenta que estipula o valor com base no município informado pelo candidato.

Tomando como exemplo a primeira cidade listada em ordem alfabética na relação de vagas por estado (Beruri, no Amazonas) e levando em conta a carga horária mínima exigida, a calculadora de fácil acesso fornece ganhos mensais de R$ 1,5 mil:

continua depois da publicidade

A principal atribuição dos profissionais selecionados será coletar em todos os domicílios, presencialmente e/ou por telefone, as informações referentes ao Censo Demográfico 2022. Os últimos dados populacionais brasileiros datam de 2010, quando o IBGE realizou a pesquisa mais recente.

Processo seletivo IBGE: análise de títulos

Única etapa do certame simplificado, a avaliação curricular levará em conta somente a maior titulação acadêmica apresentada pelo candidato:

  • Ensino fundamental completo (antigo 1º grau) – 1 ponto;
  • Ensino médio incompleto (antigo 2º grau) – 3 pontos;
  • Ensino médio completo (antigo 2º grau) – 5 pontos;
  • Ensino superior incompleto (graduação) – 7 pontos;
  • Ensino superior completo (graduação) – 10 pontos.

Será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento igual ou superior a um ponto. A lista completa de municípios de abrangência consta em documento separado, no primeiro anexo do edital.

Os selecionados serão convocados, por e-mail ou telefone, para o treinamento do IBGE, que contará com dois momentos: autoinstrução (leitura prévia do Manual do Recenseador) e etapa presencial, com duração de cinco ou seis dias, a depender da localidade.

Saiba mais

O novo certame para contratação de recenseadores é válido por um ano, contado da data de assinatura do primeiro contrato e prorrogável por igual período.

Outras informações sobre o processo seletivo simplificado do IBGE podem ser acessadas no edital completo e anexos ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente ao órgão pelo e-mail: psscenso2022@ibge.gov.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade